segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Como passei na OAB



A prova da OAB em que passei conseguiu derrubar 94% dos inscritos na primeira fase. É bom fazer parte da minoria, às vezes, né?  >.<

Antes de tudo gostaria de dizer que o segredo para passar em qualquer prova é estudar, treinar e acreditar!

Estudar: estudar é básico. Não vá para uma prova desse porte sem ter estudado nada. Falo isso por experiência própria. Como meu foco sempre foi concursos, eu nem queria fazer a prova da Ordem, mas meu irmão me ‘obrigou’(fez minha inscrição, pagou e me levou...rs) e fui fazer a prova assim que nos formamos(fizemos o curso juntos), sem estudar NADA. Ele estudou, treinou, acreditou e passou. Eu não estudei, não treinei, não tava nem aí e não passei. Você precisa estudar, ok? Quem estuda, passa! Mas não é só estudar!

Treinar: treinar é tão importante quanto estudar. O treino serve para você se familiarizar com o tipo de pergunta que se faz especificamente na prova da OAB. Baixe e imprima as provas anteriores e faça sem consultar nada, simulando o dia da prova. Depois confira o gabarito e veja em que pegadinhas você caiu, ou se realmente não sabia. Estude a prova que fez e depois faça outra, faça o mesmo processo e vá fazendo o máximo de provas que puder. Por que treinar com provas anteriores é importante? Porque algumas questões se repetem! Talvez se você estudar só umas duas provas anteriores não, mas se estudar várias verá como questões se repetem ou são muito parecidas, de modo que se estiver familiarizado com a banca se sairá muito bem!

Acreditar: você pode achar besteira, mas se você não acreditar que vai passar, se não estiver confiante que estudou bastante e treinou o suficiente, talvez não passe. Tem quem estude, pratique e não passe. Por que? Porque a falta de confiança te deixa nervoso demais no dia e faz sua memória ‘perder força’, é o famoso ‘branco’. Além disso, se você tem certeza que não vai passar, mesmo tendo se esforçado tanto e põe na cabeça que não és capaz, então isso se torna um ‘comando’ no seu cérebro que te desestrutura e você não passa mesmo sabendo. Já viu aquelas pessoas que dizem depois da prova ‘eu sabia essa e errei’? Sabia mesmo, mas se deixou levar pelo stress da prova, não acreditou que conseguiria e seu cérebro acabou te ‘traindo’. Você é inteligente, é capaz, é dedicado e, portanto, não tem porque não acreditar! Diga isso para si mesmo durante seus dias de preparação e vá para a prova confiante.


Minha experiência:

Não queria fazer a prova quando fiz da primeira vez, mas confesso que mesmo assim fiquei triste por não ter passado. Reprovações nos deixam triste, isto é fato! Porém tinha convicção de que não peguei em nada para estudar e que, sendo assim, tinha ido bem, já que foi por pouco. Decidi que se fosse para fazer a prova novamente, seria só se eu estudasse pra valer, porque não queria ter uma segunda reprovação. Ocorre que eu realmente estava preocupada era em passar num concurso e deixei passar mais um ano. Meu irmão novamente insistiu para que eu fizesse a OAB e desta vez resolvi fazer direitinho. Coloquei os concursos de lado e me dediquei somente para a prova da Ordem. 

Fiz um cursinho preparatório no Damásio de Jesus e fui seguindo as orientações dos professores. Não perdia aula, prestava atenção e estudava em casa também. Fazer um cursinho por fazer não te garante aprovação! Eu anotava o que os professores diziam e estudava. Treinei questões conforme direcionamento deles, fiz provas anteriores e questionava meus colegas de cursinho quando não tinha entendido alguma coisa.

Chegou o dia da prova. A princípio pareceu que eu não tinha estudado de tão difícil que achei. Depois fui encontrando questões que eu tinha certeza que havia acertado. Aguardei o resultado ansiosamente achando que podia ser que eu tinha conseguido. Para a minha surpresa, recebi a notícia pelo cursinho que eu era a única da turma que havia passado! :o

Fiquei muito feliz, mas não podia cantar vitória, pois ainda tinha a segunda fase. Continuei no cursinho e estudando. Um dia eles fizeram um simulado com a gente e depois de ler a prova não consegui fazer nada. Vi que não estava preparada e bateu o medo de não passar. No outro dia fui para o cursinho e fiquei do lado de fora chorando pensando ‘eu não vou passar, eu não vou passar’, e Deus enviou uma amiga para me dar uma boa palavra. Ela me disse que eu só tinha direito de chorar 15 minutos e que depois era para eu enxugar as lágrimas e voltar para a batalha. Foi o que fiz! Comprei um livro específico de segunda fase da OAB com todos os possíveis modelos de peças da matéria que escolhi. Estudei todo o livro, fiz à mão muitas peças, não perdi aula e estudei o material do cursinho.

No dia da prova, a minha surpresa foi que a peça foi bem parecida com a que eu não tinha conseguido fazer no simulado, porém tinha estudado e sabia fazer agora! Fiz todas as questões sabendo que não ia fechar a prova, mas com uma expectativa muito boa de que ia passar. Valeu muito a pena ter estudado, treinado e acreditado em Deus e em mim!

Saiu o resultado. Meu nome estava na lista! \o/ Nunca senti tanta emoção em ler meu nome! Gritei, pulei, liguei para meus pais e comi um mc donalds! Não dá para explicar a felicidade que é conquistar uma vitória dessas. Não consegui sozinha, tive apoio da família, de amigos e irmãos em Cristo. Depois que contei que passei, soube quanta gente tinha orado e torcido por mim.

Para terminar, não posso deixar de dar honras a Deus. Ele me deu vida, me deu condições de fazer uma faculdade de Direito, providenciou o recurso pra eu fazer o cursinho, colocou pessoas amigas ao meu redor, me deu minha família e o apoio dela, me deu saúde e ânimo para estudar. Ele providenciou alguém para no dia da prova da segunda fase gritar pra outro motorista que havia acontecido um acidente e que era para mudar a rota, sendo por isso que consegui chegar a tempo. Ele me fez lembrar do que havia estudado e me deu tranquilidade na hora da prova. Fiz as duas últimas questões nos 20 minutos finais e Ele conduziu meus olhos para encontrar os artigos corretos. Sim, eu havia estudado, treinado e acreditado, mas sem Ele não teria conseguido nada disso! Se você crê em Deus, inclua na sua preparação a oração para que te ajude e Ele fará isso. Ele ouviu as minhas petições e a de todos que oraram por mim. É muito bom ver as pessoas felizes com sua vitória, especialmente quando elas se sentem participantes porque tiraram um tempo para lembrar de você em oração. 

Aos meus familiares e amigos, meu muito obrigada!

A meu Deus, glórias e aleluias! Sem Ele nada sou e nada posso fazer!


Estude, treine, acredite em Deus e em você! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário