segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Passei dos trinta e sou solteira, e daí?


O que a gente tem que aguentar por ser solteira(o) e já ter passado dos trinta, não é brincadeira! É triste ver que até ministérios grandes que tratam de relacionamento cristão, ainda usam a desculpa de que quem está nesta situação é porque é chato ou porque escolhe demais. Aff, fala sério! Chato é ter que ouvir isso de quem se julga expert em vida amorosa e vida cristã!


Eu queria saber onde está na Bíblia que é pecado não se casar! Porque, pelo que sei, apesar de lá em Gênesis dizer que Deus viu que não era bom que homem estivesse só (o que não discordo), em outros textos por toda a Bíblia somos advertidos sobre fazer uma boa escolha, e tem até passagem que diz ‘melhor é que não se case, mas que, se você decidir se casar, que não se separe’. Eu não encontrei lugar algum que diz que a gente deve tomar cuidado para não passar de certa idade, mas encontrei passagens que parecem justamente demonstrar que não é a melhor escolha se casar sem ter cuidado de outras áreas antes, e sem ter certeza do que se está fazendo, porque, afinal, casamento é para sempre. Dê uma olhada em Provérbios 24:27:

 "Termine primeiro o seu trabalho a céu aberto; deixe pronta a sua lavoura. Depois constitua família."

 Algumas pessoas acham que casar-se depois de certa idade é ruim pelo fato de ser humanamente mais difícil engravidar. Para quem pensa assim eu tenho uma boa notícia: quem confia em Deus para se casar com a pessoa certa, também pode confiar que Ele dá filhos a quem quer e que seu poder não se limita pela idade do ser humano! Para os que gostam tanto de se espelharem em histórias bíblicas, que tal a de Abraão e Sara que foram pais de Isaque em idade avançadíssima? Essa não deveria ser uma preocupação de pessoas que estão casadas sobre os solteiros que passaram dos 30, dos 40, 50 ou seja lá que idade for! Deus não tem limites, Ele abre a madre de quem quiser. Aliás existe texto bíblico que diz ‘Ele faz a estéril ser alegre mãe de filhos’(Sl. 113:9)! E ainda outro que diz ‘Ele faz o solitário habitar em família’(Sl. 68:6)! Ele teve o cuidado de colocar um texto referente à mulher e outro ao homem!

Sinceramente estou cansada de ser um incômodo para os que se julgam legais, e cheios de Deus só porque estão casados. Parem com isso! Ser solteiro não é pecado! Pode até ser aconselhável, e vejo que isto sim a Bíblia dar a entender, que exista uma idade mínima para se relacionar, mas idade máxima não! Parem de pressionar os solteiros, os acusando de serem chatos, de não estarem na posição diante de Deus, ou de serem exigentes demais. Creio que existam pessoas assim mesmo, mas ainda assim é uma escolha delas, deixe que escolham em paz!

Acredito que a preocupação deve estar em não se precipitar e escolher errado, e não no fato de pensar bem para não errar na escolha! Não permita que pressionem você! Não é pecado ser solteiro, repito! O que é pecado pode ser cometido igualmente sendo solteiro ou casado: sexo fora do casamento(fornicação para os solteiros, adultério para os casados), pornografia, destruir relacionamento dos outros, ser pedra de tropeço usando da sensualidade, defraudações emocionais, masturbação(para os casados, a masturbação é pecado quando praticada sozinho por qualquer motivo que seja), entre outras coisas. Parece que na cabeça de muitos casados apenas quem é solteiro está propenso a pecar, absurdo esse pensamento! Podemos estar em santidade, não sermos chatos e até nem sermos tão exigentes assim e mesmo assim ainda está solteiro depois dos trinta!

Não julgue um solteiro que não é mais tão jovem por não ter se casado, como se ele é que estivesse impedindo que algo aconteça! Não ponha a culpa na gente e diga para a gente não se sentir culpado! Existe muita gente que não casou e nem por isso está em pecado, e existe muita gente que se casou em pecado! Existe muita gente que está casado(a) e infeliz, e existe muita gente que embora estivesse em santidade, escolheu errado! Essas coisas não são tão simples...

A questão não é sobre idade, é sobre um conjunto de coisas. É preciso saber esperar, é preciso aproveitar a espera para investir em outras áreas da vida (estudantil, profissional, fortalecer laços familiares e de amizades, espiritual...), e principalmente saber escolher! Não importa se para os outros parece que você está velho(a) demais para se casar, o que importa é sua convicção de que realmente você não se deixou levar pela pressão e não se casou com a pessoa errada! É melhor ser solteiro aos trinta, aos quarenta, do que ser separado(a), muitas vezes, até antes disso, por ter feito uma má escolha.

Não estou aqui dizendo para você ser super exigente como se existisse alguém perfeito. Pessoas perfeitas não existem! Mas você deve saber o que você não abre mão e o que é suportável para você. Como diz sabiamente a Pra Sarah Sheeva ‘a pessoa certa é aquela que tem as qualidades que você deseja e os defeitos que você suporta’. Isso não tem a ver com idade! Talvez você passou dos trinta mas não encontrou essa pessoa, e se esse é seu caso, acredite, você está certíssimo(a) em ter escolhido permanecer solteiro(a). Saber escolher é muito importante. Casamento é para vida toda! 


Por fim, ser solteira(o) é algo maravilhoso pelo fato de existirem mil e uma possibilidades! Deus não nos impede de escolher bem, mas a Palavra dEle é clara sobre não se separar depois de ter feito sua escolha, tendo sido ela boa ou ruim. Deus odeia o divórcio e não o "ser solteiro".

Se você, como eu, passou dos trinta e ainda não se casou, não se permita ser pressionado. Ore, santifique-se e confie em Deus que Ele colocará a pessoa ideal na sua vida. Se, por outro lado, você ainda não chegou aos trinta e já se sente velho(a) demais, tenho um conselho: não se case antes dos trinta! A menos que você já tenha encontrado o amor de sua vida(que não seja jugo desigual), tenha uma vida profissional razoável, esteja vivendo um relacionamento em santidade(colocando Deus em primeiro lugar), e se há consenso dos seus líderes espirituais (seus pastores e seus pais), e você tem menos de trinta, então se case, oras! Agora, se esse não é o seu caso, saiba que lá pelos 27, sua cabeça muda muito e se estiver firme com Deus vai perceber como foi bom ainda estar solteiro nessa fase.


Não estou dizendo para não se casar nunca, muito menos que eu não queira me casar. O casamento é "invenção" de Deus e, portanto, é algo bom para o ser humano! Mas a vida do cristão não deve ter como meta principal o casamento antes de certa idade, isso é absurdo! Preocupe-se com seu relacionamento com Deus, busque o conhecimento sobre responsabilidade pessoal, pecado, transgressão e iniquidade, trabalhe, viaje, faça amizades, se arrume, ande cheiroso(a), e quando alguém especial aparecer, primeiramente ore, conheça a pessoa e saiba se é de Deus e só então se case. Se você já tiver trinta, quarenta, ou a idade que for, será abençoado!

Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário