sexta-feira, 2 de setembro de 2016

O dia que Deus pediu meu sonho...



Afinal, por que parei de estudar para concurso?

Por que passei em algum e estou esperando ser chamada? Por que minha mãe ficou doente? Por que resolvi desistir já que nunca alcançava meu objetivo? Não, não! Não foi por nada disso! 

Passar num concurso público era a minha vida! Eu queria tanto passar num concurso, mas queria tanto, tanto, tanto, que parecia que eu só começaria a viver depois da minha posse. O meu maior sonho era ser concursada. A estabilidade e o alto salário era uma segurança que eu PRECISAVA ter. Nem eu percebia o quanto isso era importante para mim. Eu queria provar para mim e para todo mundo o quanto era inteligente e capaz.

Antes que você me entenda mal, não pretendo te desestimular a seguir em frente com seus estudos. Estudar faz parte da nossa formação profissional e intelectual. Não há problema algum em estudar para concursos, nem em querer ganhar mais ou se tornar independente, a questão não é essa. Se estiver estudando para concursos, continue!

No meu caso, o concurso era uma cilada, algo fora do propósito de Deus para mim. Como assim? Eu me dedicava aos estudos, muitas vezes, por mais de 12h diárias. Quando passava por momentos de desânimo estudava 4h por dia, mas isso me angustiava demais porque para mim, eu tinha que respirar concurso. Mesmo quando eu estudava 12h eu achava que poderia ter me dedicado mais. Quando passava um dia sem estudar, ou quando passava, às vezes, uma semana sem estudar, parecia que o mundo ia acabar. O desespero tomava conta de mim porque tudo que eu mais queria na vida era a minha posse.

Enquanto estudava sempre vinha um pensamento que me incomodava sobre estudar a Bíblia, orar mais, me dedicar mais ao Senhor. Eu tentava compensar indo à igreja e passei a separar cerca de meia hora ou uma hora inteira para leitura bíblica, na tentativa de agradar a Deus. Ocorre que alguma coisa estava errada, já que estudava demais e nunca alcançava meu objetivo. Teve um concurso que fiz que tive plena certeza que passaria porque me sentia super preparada e, apesar de ter passado, fiquei longe demais das vagas. Não entendia porque me dedicava tanto e não conseguia nada.

Um dia fui confrontada por minha Pastora sobre o ‘lugar’ do concurso na minha vida e descobri que era idólatra. Idolatrar é dar muita importância a algo de modo que ela ocupe o primeiro lugar em nosso coração. O primeiro lugar deve ser de nosso Senhor. Quem ocupa o primeiro lugar no seu coração é quem dita as normas, é quem você obedece. Pode ser que você mesmo seja o seu próprio ‘senhor’ e faça tudo o que você mesmo quer (autolatria). O concurso era algo que me controlava, mas eu achava normal porque via muitas histórias de gente que estudava muito e passava.

Assisti a um vídeo onde se fez uma pergunta: o que te emociona, o que te faz chorar? E eu não pensei duas vezes, era a minha posse no meu tão sonhado cargo público. Mas imediatamente ouvi a resposta certa no vídeo que era ‘tem que ser Deus’. Como cristã, nada poderia mover meu coração mais do que meu Senhor e eu falhei na resposta. Na verdade o concurso é que estava sendo meu ‘dono’ e como eu andava angustiada. Vi esse vídeo antes do ‘confronto’ e me senti muito mal, mas não parei de estudar.

O dia que Deus pediu meu sonho foi exatamente em 20 de agosto de 2015. Neste dia os meus olhos se abriram para enxergar que minhas motivações eram erradas e que eu estava tirando Deus do primeiro lugar. Ele requereu o lugar dEle de volta e eu não pude negar. Quando Ele é verdadeiramente nosso Senhor, então é Ele quem manda. Mas não acaba aqui; Ele é tão bom que fez isso antes que minha mãe ficasse acamada e sob os meus cuidados. Digo isso porque eu estava tão ‘focada’ em passar num concurso, que eu ficaria desolada se tivesse sido impedida de estudar por qualquer motivo que fosse. Sabe aquele momento da vida em que usamos um ‘a minha vida acabou’? A minha teria ‘acabado’ em 14 de setembro, nem um mês depois de Deus me fazer ver como era idólatra!

Eu parei de estudar para concursos porque Deus me pediu meu sonho. Eu não me arrependo, sou muito mais feliz agora! Eu vivia angustiada e triste. Hoje estou numa situação que deveria fazer um efeito pior, mas incrivelmente estou alegre. A doença de minha mãe não consegue me deixar tão mal como o peso de passar num concurso me deixava. Quando Ele é o primeiro, nada te abala. Sei que Ele peleja por mim em todas as áreas de minha vida e sei também que quando nos pede algo é para nos dar coisa melhor.


Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário