sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

O amor é mais importante

 Tem gente deixando o amor de lado e achando que Deus está se agradando dele por estar sendo usado. Ser usado é diferente de ser aprovado. Deus pode usar quem quiser. O mérito de ser usado não é do 'instrumento' e sim do próprio Deus. Ouvi uma citação recentemente que dizia mais ou menos assim: Quem escreve o poema é o poeta, a caneta é mero instrumento. 

 1 Coríntios, capítulo 12 trata dos dons espirituais e da importância que eles têm. 'Portanto, procurai com zelo os melhores dons;' diz o verso 31 que continua, 'e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente.'

 A expressão 'procurai com zelo' deixa clara a importância da busca pelos dons espirituais. Devemos buscar com zelo! Zelo significa: grande cuidado e preocupação que se dedica a alguém ou algo; forte disposição, diligência, empenho aplicado na realização de algo.

 Neste capítulo 12, Paulo ensina que cada um tem um dom e que todos fazem parte do corpo, não podendo o que tem determinado dom se achar melhor que os outros que têm dom que julga inferior. Ele compara com o corpo humano, que precisa dos membros que parecem mais desprezíveis tanto quanto dos que parecem ter mais honra. Ele já estava falando, na verdade, sobre o amor. 

 Como cristãos e corpo de Cristo, não existe membro que não tenha sua utilidade. Deus na sua infinita sabedoria, sabia que precisávamos de pés para andar, olhos para enxergar, assim como cada parte do corpo. Quando respeitamos cada parte e aceitamos a parte que somos, todo o corpo é beneficiado. 

 'E eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente', é como finaliza esse verso. Do que Paulo estava falando? Do amor!

 Na versão King James foi colocada essa parte final do verso 31 do capítulo 12, no primeiro versículo do capítulo 13: 'E agora, passo a vos mostrar um caminho ainda muito mais excelente'. O capitulo 13 fala sobre amor, sendo conhecido como a 'Epístola do Amor', e Paulo chama esse 'caminho' de 'ainda muito mais excelente'!

 Não é a toa que os dois primeiros mandamentos envolvem o amor. O primeiro é amar a Deus 'de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e com toda a tua capacidade intelectual’ e o segundo envolve o nosso amor próprio e o amor ao próximo ‘amarás o teu próximo como a ti mesmo’(Lucas 10:27). 

 Amar é o que Deus mais quer de você! Primeiramente que O ame, depois a si, e igualmente a seu próximo e, sabe por que? Porque são desses dois mandamentos que os demais derivam. O amor é essencial! Foi por amor que Ele morreu para nossa salvação. Ele nos amou primeiro para que o amor com que nos amou nos inundasse e pudêssemos devolvê-Lo amor e também ao nosso próximo. Ninguém dá o que não recebeu. Recebemos o mais puro e verdadeiro amor e Ele espera que sejamos capazes de distribuir amor do mesmo modo como Ele nos deu: de graça e sem merecimento!

 Os dons espirituais devem ser procurados com zelo, mas caminho ainda mais excelente é o amor. Não estou menosprezando os dons, pelo contrário, reafirmo que devem ser buscados com zelo, mas não deixemos de lado o amor. Que nossos dons sejam para benefício do corpo de Cristo e o amor seja a marca dEle em nós para com todos.



 'Pai, querido, obrigado por seu infinito amor por mim. Eu te amo e te louvo porque Tu me amaste primeiro! Perdoe-me por não estar espalhando seu amor por aí na mesma medida. Ajuda-me a perceber onde posso melhorar e demonstrar amor, sendo um embaixador teu, nessa terra. Põe em meu coração amor pelas almas, um amor que me mova a interceder por elas, mas também a estender as minha mãos e ajudá-las no que eu puder. Da-me condições de socorrer o aflito e necessitado, seja com uma boa palavra, seja com alimento ou com o que o Senhor quer que eu ajude. Capacita-me, Pai, eu reconheço que preciso de Ti. Os céus proclamam a Tua glória e cada obra de Tuas mãos demonstram amor por mim. Obrigado, Senhor! Ouve a minha oração em nome de Jesus, amém.'


Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário