segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Deus não te proíbe de 'trabalhar', mas o milagre vem é dEle!

Somos muito pretensiosos ao achar que é pelo nosso esforço é que vem a nossa vitória...

Não quero dizer com isso que devemos simplesmente cruzar os braços, mas devemos reconhecer que se não fosse por Ele, a gente sequer haveria nascido. Se você está vivo agora, respirando, enxergando esse texto e seu cérebro assimilando o que está lendo, é porque Ele está te permitindo fazer isso. Reconhecer Deus como quem realmente merece a honra por tudo que somos, fazemos e temos é reconhecer que sem Ele nada somos, temos ou podemos fazer. Mas, há situações que, mesmo com a vida, força e capacitação que Ele nos deu, não conseguiremos alcançar vitória sem a intervenção sobrenatural dEle!

Hoje vou compartilhar com vocês uma passagem bíblica que fala de uma dessas situações que independe TOTALMENTE da gente, mas que Deus não nos impede de 'trabalhar', de fazer algo, enquanto o milagre não vem. Usei a palavra 'milagre' porque foi isso que aconteceu na história que iremos ler. 

Imagino que nos tempos atuais, muitos têm passado por momentos difíceis em que só mesmo um milagre para resolver. Se este é o seu caso, saiba de uma coisa: o milagre virá de Deus, mas não fazer nada vai te deprimir!

2 Crônicas 32: 1-8 conta a história de um rei chamado Ezequias, que depois de ter sido fiel a Deus, teve de lidar com a maior batalha de sua vida: Senaqueribe e seu invencível exército! Diante disso, Ezequias toma algumas providências, de modo a dificultar a invasão do inimigo. Veja:

"Depois de tudo o que Ezequias fez com tanta fidelidade, Senaqueribe, rei da Assíria, invadiu Judá. Ele sitiou as cidades fortificadas para conquistá-las.

Quando Ezequias viu que Senaqueribe pretendia guerrear contra Jerusalém,
consultou os seus oficiais e os comandantes do exército sobre a ideia de mandar fechar a passagem de água das fontes do lado de fora da cidade; e eles concordaram.

Assim, ajuntaram-se muitos homens, e fecharam todas as fontes e o riacho que atravessava a região. Eles diziam: "Por que deixar que os reis da Assíria venham e encontrem toda essa água? "

Depois, com grande empenho consertou todos os trechos quebrados do muro e construiu torres sobre ele. Construiu outro muro do lado de fora do primeiro e reforçou os muros de arrimo da cidade de Davi; e mandou fazer também muitas lanças e muitos escudos.

Nomeou sobre o povo oficiais militares e os reuniu na praça, junto à porta da cidade, animando-os com estas palavras: 'Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem se desanimem por causa do rei da Assíria e do enorme exército que está com ele, pois conosco está um poder maior do que o que está com ele.

Com ele está somente o poder humano, mas conosco está o Senhor, o nosso Deus, para nos ajudar e para travar as nossas batalhas'. E o povo ganhou confiança com o que disse Ezequias, rei de Judá."

Depois de Ezequias e o povo fazer o que humanamente era possível e já estarem animados, Senaqueribe diz ao povo para não acreditarem em seu rei nem em Deus porque nenhum deus de todos os povos contra quem lutou foi vitorioso desde os tempos de seu pai, e que dessa vez não seria diferente. Ele afrontou a Ezequias e a Deus.

'E falaram do Deus de Jerusalém, como dos deuses dos povos da terra, obras das mãos dos homens.' (v. 19)

E foi aí que Ezequias, juntamente com Isaías, o profeta, fizeram o que realmente resolveu o problema:

'Porém o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amós, oraram contra isso, e clamaram ao céu.

Então o Senhor enviou um anjo que destruiu a todos os homens valentes, e os líderes, e os capitães no arraial do rei da Assíria; e envergonhado voltou à sua terra; e, entrando na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos, o mataram ali à espada.' (vs. 20 e 21)

Deus ouviu a oração e enviou apenas UM anjo que matou todos os valentes do exército de Senaqueribe. Eram 185 mil homens (Is. 37:36 e 2 Reis 19:35)! Deus sabia que mesmo com todas as providências tomadas, sem Sua intervenção era impossível Ezequias e o povo vencer!

Todo o trabalho que eles fizeram para se preparar, não teve nada a ver com o milagre que Deus fez, porém, Deus não os impediu de fazer. E por que? Porque trabalhar em prol da defesa do povo fez bem ao povo, pois foi o 'fazer algo' que os animou, mas a resposta veio da ORAÇÃO!

Deus não nos proíbe de trabalhar estrategicamente para tentarmos alcançar nossa vitória, porém, em casos em que não temos nenhuma chance de vencer, ela virá TOTALMENTE dEle!

Interessante que depois deles terem trabalhado tanto, Deus envia o anjo para derrotar o inimigo invicto à noite! Sim, enquanto o povo de Deus descansava, foi que o milagre aconteceu! Veja o que diz 2 Reis 19:35:

'Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles: e, levantando-se os assírios pela manhã cedo, eis que aqueles eram todos cadáveres.'

Não cruze os braços! Anime-se com o que você pode fazer! Deus não é contra trabalho! Ele não nos fez para ficarmos parados, porém não esqueça o principal: Ore, entregando a Deus a sua situação impossível e descanse, porque milagre é com Ele! 

Paz


Nenhum comentário:

Postar um comentário