quinta-feira, 11 de julho de 2019

O céu é de GRAÇA! E o inferno?



É bíblica a lei da semeadura(Gl. 6:7,8) em que tudo que plantarmos colheremos aqui para essa vida terrena, mas quando o assunto é salvação, sabemos que não há nada que possamos fazer para ganhá-la. Quem fez foi Jesus e então nos deu o direito de uma eternidade com Ele.

Bem, então quando faço algo, no plano terreno, colho os frutos do meu plantio, aqui na terra; mas para ser salvo, não preciso fazer NADA! É pela GRAÇA e não pelas obras! Ok! ;)

Ocorre que, se é pela graça e ninguém precisa fazer nada para “ir para o céu”, quem é que “vai para o inferno”? O inferno é um lugar onde só ficarão os anjos caídos, ou seres humanos também irão para lá?

A bíblia fala de “filhos do diabo” que são os que não fazem a vontade de Deus, mas andam segundo seus próprios desejos e fazem a vontade do diabo! Espera!!!! Então para ser salvo não depende de meus atos, mas para não ser salvo, basta fazer a vontade do diabo?

A questão que quero colocar aqui é: o que faz uma pessoa ir para o inferno? Como evitar isso? Depende de obras? Quantas passagens bíblicas fazem lista de quem não herdará o Reino dos céus? Acaso essas listas não traduzem coisas que pessoas fazem(obras)? Espera!!!! As obras não salvam, mas condenam à morte eterna??? :O

Na atualidade, vemos que muitos têm confundido o que é liberdade! Pessoas que acreditam que por serem predestinados, não há nada que façam para PERDER a salvação! O detalhe é que o inferno não é de graça!!! O inferno custa fazer aquilo que não agrada a Deus e não se arrepender disso... sim, mais uma vez eu falo de pecado! O pecado é capaz de separar o homem de Deus ETERNAMENTE! O arrependimento pode restaurar esse relacionamento! Enquanto há vida, há esperança para o “perdido”, ou até mesmo para o “hipócrita” que se finge de crente, mas na verdade ama o pecado mais do que a Deus, caso um dia ele se arrependa antes da volta de Jesus.

Vamos aos textos para base e análise do que já foi dito. Primeiramente daremos uma olhada nas listas bíblicas de quem “não herdará o Reino de Deus”. Até onde pesquisei, são 3 passagens, confere aí:

Gl. 5:19-21
KJ – “19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
20- idolatrias e feitiçarias; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e
21- inveja; embriaguez, orgias e tudo quanto se pareça com essas perversidades, contra as quais vos advirto, como já vos preveni antes: os que as praticam não herdarão o Reino de Deus!”

Apoc. 21:8
KJ – “Porém, quanto aos covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que praticam imoralidade sexual, os bruxos e ocultistas, os idólatras e todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago de fogo, que arde perpetuamente em meio ao enxofre. Esta é a segunda morte.”

1 Cor. 6:9,10
KJ- “9 Não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não vos deixeis enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem os que se entregam a práticas homossexuais de qualquer espécie,
10- nem ladrões, nem avarentos, nem viciados em álcool ou outras drogas, nem caluniadores, nem estelionatários herdarão o Reino de Deus.
11- Assim fostes alguns de vós. Contudo, vós fostes lavados, santificados e justificados em Nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus!”


Ok. Listas conferidas! Mas e então, se me enquadro em qualquer desses pecados não há esperança? Há sim! Leia novamente o verso 11 acima! ;)

Qualquer pecado que se cometa pode ser perdoado por Deus(a bíblia traz apenas uma exceção: blasfêmia contra o Espírito Santo – Mt. 12:31,32)! Jesus foi enviado à terra para morrer por todos! João 3:16 diz que Deus amou o mundo de tal maneira... “o mundo” inclui toda a humanidade. Em Rom 3:23, diz que todos pecaram. Então veja bem, todos pecamos, não os mesmos pecados, mas todos pecamos e Jesus veio morrer por todos nós. Mas então por que a bíblia traz lista de quem não vai para o céu? Jesus não salvou todo mundo?

Jesus pregou o arrependimento! Precisamos nos arrepender dos nossos pecados assim que o reconhecemos.

Lembro de uma professora que tive, que iniciava o bimestre dando nota 10 para todos os alunos. No decorrer das aulas ela fazia perguntas e anotava “-1”, “-2” e assim por diante. Ela não dava nota quando a gente respondia corretamente e sim tirava nota quando a gente errava!

Levar uma vida conforme o que Deus nos manda, não nos dá “nota” para alcançarmos o céu. Só temos o direito de ir para lá porque Jesus morreu por nós! Não somos salvos pelas obras, pelas coisas positivas que fazemos. Mas isto é conseqüência da fé, que sem obras é morta, mas não tem a ver com se GANHAR salvação.

Agora, quando cometemos pecados, podemos sim perder a salvação. Observe que para ganhar a salvação nunca será pelo que fazemos, mas perder será sim. Ora, se não tivesse como perder a salvação, nem sequer faria sentido a pregação do Evangelho, pois para quê, iríamos pensar no próximo, e pensar em não entristecer a Deus se nada do que fizéssemos fosse capaz de nos impedir de ter uma eternidade com Deus???

A bíblia traz instruções de como se viver aqui nesse mundo agradando a Deus pois, como também diz a bíblia, Ele morreu para que nós vivêssemos para Ele (*2 Cor. 5:15). E como viver para Ele? Seguindo(prática) seus ensinamentos, sua Palavra.

Vamos a ela, novamente?  João 8:42-44 e 47

“Disse-lhe pois Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente, ME AMARÍES, pois que eu saí e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. Vós tendes por pai o diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso, vós não as escutais, porque não sois de Deus."

Essa passagem bíblica demonstra que quando temos por Pai, Deus, nós o amamos e esse amor nos move a escutar(praticar) Suas palavras. Por outro lado, fala que quem tem por pai, o diabo, quer satisfazer os desejos dele, que obviamente são contrários aos de Deus! Assim, como poderia um “filho do diabo”(quem FAZ a vontade dele), passar a eternidade com Deus?

O céu é de graça, mas para ir para o inferno é preciso “pagar” com atitudes pecaminosas! A boa notícia, as boas novas do evangelho, é que, embora nenhum de nós, por mais que peque menos, MERECE o céu, mas Ele morreu por todos nós. A diferença está em se viver para Cristo e assim renunciar o pecado, se arrepender e seguir no caminho Jesus, ou escolher vários outros caminhos, levando uma vida na prática do pecado. Todos somos pecadores, mas o pecado na vida do cristão, não é o alvo(não deve ser). Quando Jesus entra no nosso coração, queremos agradá-lo, mesmo que não é por isso que seremos salvos, mas é justamente por reconhecermos nossa pequenez diante de um amor tão grande, de reconhecermos que apesar de não sermos merecedores, Ele nos amou a ponto de pagar o preço por nós.

Observe que interessante, no texto de Gálatas, já citado, está escrito “obras da carne”. Obras são ações nossas, coisas que fazemos. Somos livres para escolher fazer ou não fazer algo. Se você observar, na mesma passagem fala-se sobre fruto do espírito. A bíblia não diz obra, mas fruto! Se nos deixamos guiar pelo Espírito Santo, o que fazemos é apenas conseqüência, é algo que brota! Não é PARA ganharmos a salvação, mas conseqüência do nosso AMOR por Deus! Já quando somos guiados pela carne, a palavra usada é “obras”.

O texto que lemos de João,  fala de FAZER a VONTADE do pai que escolhemos, que decidimos obedecer. Quem está sendo nosso pai? Estamos fazendo a vontade de Deus? Deus não quer que vivamos na prática do pecado!

Que conclusão podemos chegar?
Bem, muitos estão tentando encontrar respaldo bíblico para continuarem na prática do pecado mesmo já tendo conhecido a Deus, mesmo já tendo acesso ao evangelho e aos seus benefícios(**Hb. 10:26-29). Porém quando estudamos a Palavra de Deus percebemos que ela não coaduna com uma vida assim. Sobre o que a bíblia diz sobre predestinados, não creio que ela está falando de gente sem pecados, mas de pecadores arrependidos! Pessoas que podem até ter caído, mas que não permaneceram na lama do pecado.

Para finalizar, deixo 2 versículos, repectivamente, Hb. 10:39 e Mt. 24:13 :

“Nós, porém, não somos dos que retrocedem e SÃO DESTRUIDOS, mas dos que crêem e SÃO SALVOS.”

Que Deus nos dê sabedoria e força para vivermos neste mundo mal fazendo Sua vontade...

“Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.”

Paz


_______________________________________________

*2 Cor. 5:15
E Ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou.


**Hb 10:26-29

Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?



Nenhum comentário:

Postar um comentário