terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Vencer x Fracassar



Não, você não tem que terminar o ensino médio aos 17 e entrar na faculdade imediatamente.

Não, você não tem que sair da faculdade e se casar. Você sequer tem que se casar! E você também não tem que ter filhos(não estou falando de aborto, porque sou totalmente contra, me refiro ao fato de escolher não engravidar e escolher não adotar).

Não, você não tem que ganhar muito dinheiro. Você não tem que ser o chefe. Você não tem que empreender!!!

Não, você não tem que “vencer na vida” como o costume, sociedade, familiares e líderes dizem que você TEM!

Estamos vivendo no tempo do “tem que ser”, “tem que ter” com prazo específico, como se todos nós tivéssemos o mesmo ritmo, a mesma personalidade, a mesma criação, a mesma força e por aí vai... é como se todos tivessem a OBRIGAÇÃO de “vencer na vida”, de fazer acontecer e fazer a vida “dar certo” dentro de um prazo que se estipula como sendo “o tempo perfeito”, como se as coisas DEVESSEM ser assim, nessa ordem, para que o resto da sociedade fique satisfeita com sua performance de “pessoa normal”.

O “fracasso” nunca foi tão inaceitável! Como assim, você não passou de ano? Como assim, você está fazendo o vestibular pela terceira vez? Como assim, você não conseguiu emprego se tem tal formação? Como assim, você não tem filhos? Como assim, você não fala inglês? Como assim...? Como assim...? Você tem que... ! E aí começam as receitinhas de como alcançar o sucesso!

Deixa eu te dar uma notícia: a vida pode ser maravilhosa se você souber contornar o que na verdade NÃO TEM QUE SER! Porém, pode ser angustiante, terrivelmente deprimente, a ponto de levar alguns ao suicídio, caso a vida não “dê certo” na visão de uma sociedade extremamente humanista, que visa a “felicidade” a todo custo, o que é um pensamento do satanismo, pra quem não sabe... 

Não, a vida não é fácil. Não, não é fácil lidar com seus próprios sentimentos. Sim, teremos conflitos internos mesmo depois dos 30. Não, não podemos nos render ao que pensam de nós ou ao que se espera de nós. Não, nós não temos que desistir de algo que acreditamos que conseguiremos, mas também não temos que insistir em algo que está nos fazendo mal.

Não temos que fazer uma faculdade aos 18! Nem mesmo temos que fazer uma faculdade! Podemos ter um lindo talento artístico que supra economicamente nossas necessidades. Podemos ter um curso técnico! Podemos até nem termos estudo algum!!! Não temos que ser ricos, pelamorrrr!

Não defina sucesso por coisas que são um “padrão da perfeição”, usando isso para humilhar, desmerecer, rejeitar, desvalorizar, julgar alguém. Principalmente não use esse “padrão” para fazer tudo isso com VOCÊ MESMO!

Se você reprovar, tudo bem! Você pode tentar de novo! Normalmente, quando é um sonho, tentamos várias vezes, não queremos desistir. Masssss, se no meio do percurso você perceber que você nem quer tanto assim aquilo? E se você mudar de sonho? Tudo bem se você não souber o que você quer uma vez na vida(talvez duas ou três vezes...), ou desistir justamente porque descobriu que o que você queria não era bem o que você pensava que era, ok!? Então, se for o caso, tudo bem desistir!!!

Olha, tudo bem se você não for muito popular. Se justo a pessoa que você gostaria que gostasse de você, simplesmente não goste! Sacode essa poeira! Busque primeiramente amar a si mesmo a ponto de se relacionar com quem gosta de você. Não se isole, mas também não fique na paranoia de querer que todo mundo te adore!

Não quero estimular o comodismo, então preciso explicar uma coisa: não estou tentando te confortar para que você cruze os braços e deixe a vida te levar, não é isso! Apenas acredito que muitos estão sofrendo por não ser o que a expectativa dos outros exige.

Não temos que ser nada no tempo, na capacidade, na força do outro. Não temos que ser vencedores no sentido que o outro entende o que é sucesso. Você é você! Seja você! Não cruze os braços, mas lute com o seu eu, com o que você tem, no seu tempo, com a sua capacidade (inclusive emocional), com os seus talentos, com o SEU sonho, com a sua força!

Você, nem ninguém “tem que ser”, “tem que ter”! Muito menos na idade “x”!

Para finalizar, como este é um blog cristão, não poderia deixar de falar de Deus e seus propósitos. Deus é muito criativo para fazer tudo num padrão que nem foi Ele que estabeleceu. Ter sucesso não é viver a “felicidade” que o mundo prega. Para Deus o que todos estão vendo a seu respeito como fracasso pode ser justamente o oposto.

A vontade do Pai muitas vezes será um sofrimento para nós e, para quem vê, parecerá “a derrota”, mas diante dEle você é um filho querido, co-herdeiro com Cristo do seu sofrimento e de sua glória(Rom.8:17).

Paz




Nenhum comentário:

Postar um comentário