sábado, 7 de novembro de 2015

Provocando a Ira de Deus...

Em Sl 78:58 diz assim:

'Pois  Lhe provocaram a ira com os seus altos e despertaram-Lhe o zelo com suas imagens de escultura.'

Neste versículo diz que a ira de Deus foi PROVOCADA com os altos (lugar de adoração onde se fazia altares a deuses estranhos). Deus quer ser o único, Ele não divide glória, não admite que sirvamos a Ele e a outro juntamente. Isto provoca-Lhe ira.

Depois diz que com imagens de escultura DESPERTARAM o zelo de Deus. Veja bem, já dissemos por aqui(post anterior "Por que tanta 'implicãncia' com as imagens?") que por Ele ser Deus ZELOSO, visita a maldade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração e, aqui diz que Seu ZELO é despertado. Ele está repetindo que o fato de ser zeloso não permite que aceite imagens de esculturas e, a consequência é péssima e geracional. Mesmo que você não tenha sido idólatra em toda a sua vida, se sua avó foi, recai a 'maldade' dela em você. É claro que este assunto vai muito além disso e não é o foco agora... o que precisa ficar claro aqui é que imagens não agradam a Deus!


Em Is 40: 19-22 diz:

'O artífice grava a imagem, e o ourives a cobre de ouro e cadeias de prata funde para ela. O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se corrompe; artífice sábio busca, para gravar a imagem que se não pode mover. Porventura, não sabeis? Porventura, não ouvis? Ou desde o princípio se vos não notificou isso mesmo? Ou não atentastes para os fundamentos da terra? Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar;'

Este texto é muito interessante. Deus faz uma comparação mostrando o quanto uma imagem não é nada e o quanto Ele é o TODO PODEROSO. Observe que há uma ironia quando fala sobre a escolha do sábio artífice, da melhor madeira e a cobertura de ouro, sendo que mesmo com essa 'riqueza', com todo esse cuidado em detalhar uma obra feita por mãos de homens, a imagem não tem poder para se mover! Se ela não pode sequer se mover, o que ela pode fazer? O que ela pode fazer por você? 

Enquanto Ele, o Criador do universo, Aquele que pela sua obra criadora por si demonstra todo o seu poder e glória, é ignorado. Fica claro com as interrogações que há indignação. Sabe aquela situação de injustiça que às vezes passamos e temos que ficar nos explicando? De fato é indignante! Só que aqui nós estamos falando de Deus, e Ele não precisa se explicar, porém o seu amor é muito grande e então Ele explica quem Ele é, para ajudar o homem a entender que é inadmissível compará-Lo com meras imagens feitas de madeira.

O conselho mais certo é estudar as Escrituras. Às vezes estamos desagradando a Deus sem saber (ou sabendo!) e isto tem se refletido em nossas vidas de maneira desastrosa. Quem ama a Deus quer agradá-Lo, mas agradar a Deus não pode ser do nosso jeito. Lembre-se da passagem bíblica de Caim e Abel, que a oferta feita por Caim não agradou a Deus (Gn. 4:5). E por que não agradou se eram frutas, e 'se' foi feita de todo coração(Gn. 4:7)? Simplesmente porque não era essa a VONTADE de Deus. Deus não pediu frutas, você está me entendendo? Deus quer que nós o obedeçamos ainda que isto signifique não fazer a nossa vontade (eis aí o 'negar a si mesmo'), o que para nós é o que O agradaria, mas sim fazer a vontade dEle em obediência. 

Leia a Bíblia! :)

Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário