sábado, 7 de novembro de 2015

'A imagem é só uma representação, não estou adorando a outro deus'... será?

Se tem um assunto que está por toda a Bíblia, é este! Isto porque é a Palavra dEle e portanto deve ficar claro que só Ele deve ser adorado, só Ele é Deus, não há outro, nenhum outro!

Vamos dar uma olhada em Is 44: 6, 8-11, 17-20:

'Assim diz o Senhor, Rei de Israel e seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro e o último, e fora de mim não há Deus (...) Há outro Deus além de mim? Não! Não há outra Rocha que eu conheça. Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo (...) Eis que todos os seus artífices são dentre os homens; ajuntem-se todos e levantem-se; assombrar-se-ão e serão juntamente confundidos. (...) Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina e lhe dirige a sua oração, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus. Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e o coração para que não entendam. E nenhum deles toma isso a peito, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei, e cozi pão sobre as suas brasas, e assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma ABOMINAÇÃO? Ajoelhar-me-ia eu ao que saiu de uma árvore? Apascenta-se de cinza; o seu coração enganado o desviou, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não há uma mentira na minha mão direita?'

Primeiramente gostaria de pedir que pegue a Bíblia e abra neste texto para você conferir o título que ele tem:'A Soberania de Deus. A vaidade dos ídolos' e 'O Senhor é o único Deus. A loucura da idolatria', dependendo da versão. Os títulos já explicam tudo!

No início Deus se afirma, se exalta como Senhor, Rei, Redentor, Senhor dos exércitos, como Rocha, que fora dEle não há Deus e que não há outro além dEle. Depois explica que as imagens de escultura não prestam para nada e que o artífice é só um homem, que ainda que junto com todos, 'assombrar-se-ão e serão juntamente confundidos'. Perceba que Ele se põe como o Soberano, depois mostra que o homem é humano (não é Deus, mas também não é um objeto) e depois fala das imagens tratando delas como algo que não têm nenhum préstimo (um objeto inútil!). Lembre-se do título 'a LOUCURA da idolatria'.

'Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura...' para quem tinha alguma dúvida que uma imagem de escultura é tida como um outro deus da pessoa, para o Deus verdadeiro, aí está uma afirmação dEle! Ter uma imagem é ter outro deus, entende? Mesmo que na verdade não é um deus (mas o é dentro do coração enganoso da pessoa que, muitas vezes acha que não trata a imagem como um deus, mas trata), mas está ali no lugar de Deus. É assim que Ele considera, pois a pessoa vai à imagem pedir, reverenciar e não a Deus. Quanto ao 'resto', se trata do resto de uma árvore, um pedaço de madeira. E continua ' ajoelha-se diante dela, e se inclina e lhe dirige a sua oração', três coisas que devemos fazer apenas diante de Deus, pois demonstra humilhação, reverência, respeito e dependência (quem faz isso diante de imagem, a imagem é o seu deus). 'Livra-me, porquanto tu és o meu deus' só confirma que para Deus, quando nos prostramos diante de imagens, aquilo representa adoração a outro deus e não a Ele.

A partir daqui(verso 18), quero trazer a versão da Bíblia King James para maior clareza: "Eles nada sabem, nem entendem porque os seus olhos são INCAPAZES DE VER e os seus corações NÃO CONSEGUEM COMPREENDER. 19 Nenhum deles tem conhecimento ou inteligência para dizer: 'Metade desta madeira usei  simplesmente para fazer o fogo com o qual assei o pão sobre suas brasas, assei também a carne e assim matei minha fome. Ora, poderia eu fazer algo abominável com o que restou da madeira?' 20 Ele se alimenta de cinza. O seu coração iludido o desvia do bom caminho, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem consegue confessar: 'Isto que está em minhas mãos não é deus coisa alguma!' "

É triste quando lemos os termos 'incapazes de ver' e 'não conseguem compreender' porque é exatamente assim! Precisamos orar para que os olhos se abram, para que o coração entenda... orar a Ele!

'Nenhum deles tem conhecimento ou inteligência', ou seja, daria para saber a verdade(que Deus é o único Deus Soberano e que estátuas não são deuses para que as tratemos como tal) ainda que não fôssemos inteligentes, mas somente buscando o conhecimento. Ocorre que, pessoas que se prostram perante imagens não querem saber, não buscam o conhecimento e por isso não entendem que é só um pedaço de madeira! Isto é enfatizado no verso 19 que finaliza com uma pergunta que traz a expressão 'algo abominável' se referindo à imagem de escultura, à idolatria.

'Ele se alimenta de cinza', de pó, de nada, e 'seu coração iludido (enganoso é o coração, Jr. 17:9) o desvia do bom caminho(o bom caminho é Jesus), de maneira que não pode livrar sua alma(porque só por Jesus somos salvos). Assim se nos desviamos de Jesus, não há salvação fora dEle! 'A loucura da idolatria', percebeu? A idolatria é um caminho que desvia o homem de Deus e consequentemente o leva a uma eternidade sem Ele, à morte eterna.

'Nem consegue confessar: 'Isto que está em minhas mãos não é deus coisa alguma'. É assim a reação de quem adora imagens. Entendem que é um desrespeito a sua religião, a sua crença e não conseguem negar que as imagens são seus deuses. Ora, quando alguém diz que imagens não são deuses para elas e ao mesmo tempo se prostram diante delas, fazem orações a elas, as reverenciam como se não fossem um objeto, simplesmente essas pessoas estão se contradizendo, pois esses atos só devem ser para Deus.

Deus quer abrir os seus olhos! Queira saber, queira não errar! Peça ajuda e misericórdia a Ele!

Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário