sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Por que tanta 'implicância' com as imagens?

Que tal sabermos o que a Bíblia diz a respeito? Você crê na Bíblia?

Muitas pessoas acreditam em Deus, acreditam que amam a Deus e entendem que precisam de uma imagem. Algo que apenas represente fisicamente, para 'facilitar' a adoração. Diante de imagens se prostram, direcionam-lhe suas orações, se emocionam e choram, mas muitas vezes, não conseguem sentir em seu coração algo assim se não tiverem nada a sua frente. Essa necessidade de se ter algo palpável, visível pode ser tida como algo compreensível pelos homens, mas para Deus, segundo a Bíblia, isto é idolatria. 


O texto de hoje está em Ex. 20:4, 5 e 6.

'Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos.'

Comentário: Em muitos lugares do mundo as imagens são de animais ou até mesmo do sol, e a isto eles têm como deuses. Aqui no Brasil é mais comum a imagem de pessoas, das quais se incluem imagens que representam o próprio Senhor Jesus, de Maria, dos Apóstolos e de outras pessoas que foram canonizadas como santos. O texto é claro em dizer que Deus não quer que sejam feitas imagens de esculturas, e se Jesus se inclui no 'nem alguma semelhança do que há em cima nos céus', Deus não quer se façam esculturas sequer do seu filho Jesus! Não existe na bíblia permissão para se fazer estátuas de Jesus, isto porque Deus já sabia que as pessoas se prendem aos 'objetos' e não a Jesus de todo coração. Lembrando que quem crer, quem tem fé, não precisa de ver uma estátua representando Jesus para crer nEle. Se precisa, saiba: isto não é fé, porque fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem(Hb. 11:1). Então, ainda que a imagem seja de 'Jesus', ela não agrada a Deus. Ele quer verdadeiros adoradores que não carreguem Jesus em seus pescoços mas sim no seu coração e tenham uma vida conformada(conforme, na forma, formato) com a de Jesus, seguindo seus ensinamentos(que inclui não fazer imagem de escultura), seus passos, seu exemplo.

O texto bíblico diz também para não se encurvar a essas imagens, nem as servir! Como isto tem sido ignorado!!! Deus quer que apenas nos encurvemos a Ele! Quem tem fé não precisa de uma imagem que O represente, Deus não mandou que fizessem isso. Mas diz a Bíblia que quando orarmos, que tranquemos a porta do nosso quarto(Mt. 6:6, aliás é no mesmo capítulo onde se encontra 'a oração dominical'). Devemos nos encurvar diante dEle, crendo que, sendo Ele onipresente, Ele está lá conosco quando oramos, buscando-O em nosso quarto. A igreja (estou falando do templo físico) é chamada na Bíblia por casa de oração e não deve ser excluída de nossas vidas, mas este já é outro assunto. 

Voltando ao texto em análise, percebemos uma parte terrível, onde uma maldição é lançada àqueles que não dão ouvidos a este mandamento: o texto diz que por Deus ser um Deus zeloso, Ele visita a maldade (ora, Deus está chamando o fazer imagem, se curvar diante dela e serví-la, de maldade) dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração dos que O aborrecem (Ele diz que isso O aborrece a ponto de até a quarta geração pagar por essa maldade) e por fim termina com uma benção aos que O amam e dão ouvidos, guardando esse mandamento de não fazer, não se prostrar e não servir a imagens de esculturas: 'e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos', isto é uma promessa!

Só mais um texto...

Dt 5:8

'Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos.'

Comentário: o texto é praticamente idêntico ao que já mencionamos, isto porque aqui Moisés repete os dez mandamentos ao povo os advertindo 'e aprendê-los-ei e guardá-los-ei, para os cumprir' (5:1).

Lembrando que os Dez Mandamentos são leis escritas pelo dedo do próprio Deus!!! (Êxodo 31:18) 

Que possamos obedecer as Leis de Deus! Que possamos ser receptores das bençãos dEle.

Não fique triste se esse post foi contrário ao que você aprendeu desde criança. A Bíblia diz que a verdade liberta (João 8:32), sendo que o versículo 31 fala de permanecer na Palavra dEle. Leia a Bíblia, busque você mesmo a verdade! 

Paz




Nenhum comentário:

Postar um comentário