quarta-feira, 25 de março de 2020

5 Sintomas que indicam que VOCÊ é um Dependente Emocional e os 4 passos para enfrentar e vencer o problema


De alguns anos para cá, movimentos, ministérios e projetos vêm surgindo na igreja brasileira, arrastando milhares de seguidores. Cada um é responsável por alguma área da vida, tanto material quanto espiritual, e dou graças a Deus que existem pessoas que trabalham para o Senhor dessa maneira, cuidando de pessoas em vários aspectos e as encaminhando para ajudar outras.

Porém, um problema que dificilmente é abordado e se encontra em abundância em nosso meio - principalmente entre a juventude cristã - é a dependência emocional. A começar pelo fato de que só ouvi falar sobre isso dentro da igreja ainda neste ano de 2019, pois passei por isso sozinha e não tinha a mínima ideia do que era. Infelizmente, perdi seis anos da minha vida por conta disso. Fiquei estagnada, não consegui ajuda, e durante esse processo pensei que o que eu estava vivendo era amor e uma grande amizade.

Primeiro, precisamos saber do que se trata a dependência emocional. É importante entender que qualquer um está sujeito a passar por isso, e pode se apresentar entre vários tipos de relacionamentos: pode acontecer entre namorados, amigos, líderes e liderados, marido e mulher, pais e filhos, etc. A verdade é que a dependência emocional é apenas um nome bonito para descrever o pecado da idolatria. Por quê?

Porque é um problema que possui sua raiz na rejeição. Pessoas dependentes geralmente sofreram abusos, traumas ou rejeição de alguma maneira, em sua maioria na primeira infância, seja através de seus pais ou bullying na escola, por exemplo. Por isso, a pessoa sempre está em busca de alguém que a ame, e cuide dela, e que supra TODAS as expectativas dela.

Mas, cá entre nós: por acaso existe um ser humano que consiga suprir todas as nossas expectativas? Agora você me entendeu, né? Pois é. Há apenas um que consegue fazer isso.

“E esse mesmo Deus que cuida de mim lhes suprirá TODAS as necessidades por meio das riquezas gloriosas que nos foram dadas em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:19)

Diferente da maioria dos outros pecados, a dependência emocional é sorrateira, se instala em relacionamentos de maneira gradativa, sem que ninguém perceba.

No evangelho segundo Mateus, capítulo 22:37, Jesus nos ensina o maior dos mandamentos: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”

Somente Deus é digno de ser o centro de nossas vidas, e mais ninguém pode suprir as nossas carências além do Espírito Santo! Mas calma! Não saia daqui apavorado, pensando que todos os seus relacionamentos são assim e expulsando todas as pessoas da sua vida. Existem diferenças gritantes entre uma amizade saudável de uma relação de dependência. Aqui estão alguns sintomas:

1- Dificuldade de tomar decisões sozinho, de dizer "não" e discordar das pessoas: uma pessoa que sofre de dependência emocional se anula completamente em função da outra. Sempre existe a preocupação sobre o que a outra pessoa vai gostar, o que ela pode não gostar ou concordar… a pessoa começa a mudar pela outra, desfigurando completamente sua identidade.

2- Habitualmente, a pessoa se coloca em segundo plano: todo mundo conhece aquela pessoa que faz tudo pelos outros e esquece de si própria. Seja para se manter por perto, por medo da rejeição ou simplesmente para alimentar sua dependência emocional. A pessoa esquece que existe, e acha que deve agradar a outra, custe o que custar. Na minha vida, por exemplo, tolerei coisas que me tiraram o sono inúmeras vezes, apenas para que a "amiga" fizesse pouco caso. Isso é muito frustrante, e já te adianto que você merece mais que isso e precisa reconhecer seu valor.

3- Um dependente emocional não consegue se sentir bem sozinho: enquanto escrevia o esboço do texto, senti uma grande indignação ao me lembrar de uma amizade que eu tinha. Lembrei-me de todos os alertas que meus colegas me deram na época, e que eu insisti que nada estava errado, que os ataques de ciúmes e comportamentos obsessivos eram provas de amor e amizade. A dependência emocional é carregada de um ciúme exagerado e exigência de atenção exclusiva. Há falta de interesse por outras amizades e relacionamentos, simplesmente porque a outra pessoa já é o suficiente. É uma relação que pode ser comparada a uma implosão, não se expande, não inclui mais pessoas, apenas se fecha, criando um mundo que apenas as pessoas envolvidas vivem! E infelizmente, só piora, pois com o passar do tempo a insegurança aumenta, partindo para o hábito possessivo e controlador em cima da outra pessoa. Ninguém mais pode se aproximar. Podemos usar como exemplos os crimes passionais. Todos, sem exceção, começam através da dependência emocional.

4- Incapacidade de fazer planos pessoais sem incluir a pessoa: mais um ponto em que me identifiquei e fiquei irada! Lembra que eu avisei sobre a identidade desfigurada? Uma pessoa dependente não consegue viver sem a outra, a ponto de anular sonhos, projetos, mudar de profissão, de faculdade, de igreja, e pior, de chamado! Cuidado! Um dos maiores planos de satanás é nos tirar do propósito que Deus tem para nossas vidas. Você não pode mudar sua identidade em função de outras pessoas, independente de quem seja! Tudo o que você entregar nas mãos de Deus, permanecerá; porém, tudo aquilo que você se apegar a ponto de "não conseguir viver sem", escorrerá pelos seus dedos. Deus não divide a sua glória com ninguém e não permitirá que outra pessoa ocupe o lugar de adoração em sua vida.

5- Incapacidade de reconhecer seu próprio valor e dificuldade em se amar: uma pessoa emocionalmente dependente é tão aprisionada que com o passar do tempo, não consegue mais se lembrar de quem ela é, e muitas vezes quando ela demonstra um resquício de personalidade própria, ela é “censurada” pela outra pessoa. Frases do tipo: “ninguém vai gostar de você se continuar desse jeito”, “você está me fazendo passar vergonha” ou “você nunca vai encontrar alguém como eu”, fazem com que a pessoa perca seu valor em função da outra. É claro que alguns comportamentos imaturos devem ser corrigidos, porém, nada justifica que alguém mude sua personalidade e seus gostos em função dela(que nunca estará satisfeita). No meu caso, fui tão aprisionada que passei seis anos me achando a garota mais feia, a mais burra e a mais rejeitada. Perdi completamente a minha perspectiva de vida, e tirei meus olhos do propósito que Deus tinha para a minha vida. O resultado se deu em 2017, com uma depressão profunda e duas tentativas de suicídio. Depois disso, foi preciso dois anos para que Deus me restaurasse completamente a ponto de eu me redescobrir. Finalmente entendi quem eu era, quem Deus era e os pensamentos que Ele tinha a meu respeito, e isso é libertador! Quando você percebe a maneira com que Deus olha pra você e como Ele te ama, você deixa de mendigar amor e atenção das pessoas.

“Porque eu sei os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor. “São planos de bem, e não de mal, para lhes dar o futuro pelo qual anseiam.” (Jeremias 29:11)
“Tu formaste o meu interior e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te agradeço por me teres feito de modo tão extraordinário; tuas obras são maravilhosas, e disso eu sei muito bem. Tu me observavas quando eu estava sendo formado em segredo, enquanto eu era tecido na escuridão. Tu me viste quando eu ainda estava no ventre; cada dia de minha vida estava registrado em teu livro, cada momento foi estabelecido quando ainda nenhum deles existia. Como são preciosos os teus pensamentos a meu respeito, ó Deus; é impossível enumerá-los! Não sou capaz de contá-los; são mais numerosos que os grãos de areia. E, quando acordo, tu ainda estás comigo.” (Salmos 139:13-18)

Sabendo que Deus pensa o melhor ao nosso respeito e quer o melhor para nós, Ele também é capaz de te curar. Infelizmente, temos o mau hábito de dizer a Deus o que Ele pode ou não pode fazer, porém, assim como Ele tem poder para curar um câncer no corpo físico, Ele também pode curar as maiores dores da alma. Sim, é possível vencer por meio de quatro passos:

1- Dependa do Espírito Santo: entenda que quando você quer conhecer uma pessoa, você quer estar perto, saber os interesses dela, e conversar com ela até ter intimidade e liberdade com essa pessoa. Por isso, se você quer aprender a depender do Espírito Santo e ser íntimo dele, você deve começar com algo bem simples: todos os dias, leia um capítulo da bíblia e faça uma oração. No início, parece que é algo pequeno, ou que Deus não está te ouvindo, mas aos poucos isso se torna um hábito, e você começa a ser íntimo do Espírito Santo. Mesmo cansado ou com pressa, leia a palavra, pois é através dela que ouvimos a voz do Pai. Não desista por achar que está fazendo pouco, porque Deus se importa com as pequenas coisas! Digo isso porque obtive as respostas mais rápidas quando fiz orações desesperadoras, do tipo: “Socorro, Jesus! Preciso de ajuda porque senão vai dar tudo errado!”. Equando você orar, não use palavras rebuscadas que você não usaria no seu dia a dia. Deus é seu Papai! Ele irá te ouvir, mesmo com suas limitações e vocabulário curto.

“E o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos orar segundo a vontade de Deus, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos que não podem ser expressos em palavras.” (Romanos 8:26)
“Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti.” (Salmos 119:11)

2- Entenda seu verdadeiro valor e procure saber suas melhores qualidades: uma vez que você passa a depender do Espírito Santo, Ele te sara e revela a sua verdadeira identidade. Passe a se olhar no espelho de maneira diferente, comece a dizer coisas boas a seu respeito! Nossas palavras tem poder, tanto para bênção, quanto para maldição. Cuidado! Mesmo nas brincadeiras, podemos profetizar maldade contra nós mesmos. Por isso, fale coisas boas, mesmo que você, a princípio, não acredite nelas.

“O ser humano consegue domar toda espécie de animal, ave, réptil e peixe, mas ninguém consegue domar a língua. Ela é incontrolável e perversa, cheia de veneno mortífero. Às vezes louva nosso Senhor e Pai e, às vezes, amaldiçoa aqueles que Deus criou à sua imagem. E, assim, bênção e maldição saem da mesma boca. Meus irmãos, isso não está certo!” (Tiago 3:7-10)

3- Comece a viver em solitude. Faça coisas sozinho(a): no início de 2018, fiz um pedido a Deus que eu jamais me esquecerei. Eu estava cansada e sozinha, e pedi claramente a Deus: “Pai, tire da minha vida todas as pessoas que estão atrapalhando os propósitos que o Senhor tem para mim.” Em poucos dias... TODOS OS MEUS AMIGOS SUMIRAM! Todos eles, sem exceção, se afastaram de mim e nunca mais entraram num profundo contato comigo. Naquele ano aprendi a viver sozinha e descobri muitas qualidades que eu possuía. Não demorou muito para começar a ver beleza em mim, e redescobrir os talentos que Deus havia me concedido. Tudo já estava ali, dentro de mim. Eu apenas precisava descobrir como enxergar. Não há problema em ir ao cinema ou a praia sozinho(a). Não há problema em ir ao shopping apenas para passear e comer sozinho(a)! Aprenda a desfrutar da sua própria companhia até encontrar as pessoas certas.

4- Seja menos autocrítico: se permita errar! Não existe ninguém perfeito, a não ser Deus! Os fracassos virão, os momentos de tristeza virão, os erros virão. Todos nós estamos sujeitos a isso, então, não pense que você deve agradar a todos, porque isso não acontecerá. Muitas pessoas que estão em processo de cura emocional estão sofrendo, não porque deixaram de perdoar aqueles que as machucaram, mas simplesmente porque não se perdoam, não se permitem seguir em frente. Admita que você errou, que fracassou, mas não permita que a autocrítica seja a regente da sua vida. Não se critique tanto, seus pecados já foram pagos na cruz através de Jesus. O que estamos vivendo agora é apenas uma pequena jornada para a eternidade, e nesse caminho, tropeços irão acontecer. Mas, basta corrermos para os pés do nosso papai e pedirmos para que Ele nos redirecione, pois Ele sempre estará ali para nos consolar e cuidar de nós.

“Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)

 Thaís Valadares

Nenhum comentário:

Postar um comentário