quarta-feira, 25 de março de 2020

Arrependimento, a preparação da caminhada com Deus


No início do novo testamento, vemos que se cumpre a profecia de Isaías:

Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia.  Ele dizia: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”.  Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías: ‘Voz do que clama no deserto: Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele.’” Mateus 3: 3-5

Observe a pregação de João Batista, que foi quem preparou o caminho para o Senhor: “Arrependam-se, POIS o Reino dos Céus está próximo”. Depois veio Jesus e também pregou o arrependimento. 

João, porém, batizava com água, mas Jesus seria o que batizaria com o Espírito Santo e com fogo. Veja que antes do batismo com o Espírito Santo por Jesus, João batizou com água para arrependimento de pecados.

Se Deus não coaduna com o pecado - antes o pecado faz separação entre o homem e Deus - como poderia existir uma caminhada com Ele sem que esse pecado fosse reparado pelo arrependimento? 

O sacrifício de Jesus na cruz foi para que pudéssemos ter o direito de nos reconciliarmos com o Pai, porém, se não há o arrependimento do que nos separa dEle, como poderemos caminhar com Ele?

Em Amós 3:3 diz “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?”

Se a pessoa ama o pecado e não se arrepende, ela não pode caminhar JUNTO, pois está SEPARADA(Isaías 59:2) de Deus. 

O arrependimento é o mínimo para estarmos “de acordo” para caminharmos com Deus.

Não há como nascer de novo, sepultar o velho homem, sem arrependimento e, portanto, não há como ter uma vida com Deus estando “vivo” para o pecado. O arrependimento é o primeiro passo para começar uma caminhada com Deus. 

Vale lembrar que arrependimento, não é ter a convicção de que pecou, nem tristeza por causa da conseqüência do pecado e muito menos fazer boas obras, ser religioso. O arrependimento é uma mudança de mente, é se converter do caminho antes percorrido. A direção é contrária agora: o alvo é Cristo, não mais o pecado!

- Quando a pessoa não tem nem a convicção do pecado: Deus não leva em conta o tempo da ignorância, porém isso é enquanto durar a ignorância! Quando a pessoa passa a ter a convicção, ela deve se arrepender dos pecados cometidos nesse tempo. 

A pessoa às vezes tem até orgulho de ter pecado, infelizmente. Mas acha que por não fazer mais aquilo, está tudo bem. É importante que não se faça mais o que se fez no tempo da ignorância, mas como já dito, arrependimento é mudança de mente.

Imagine por exemplo que um assassino pare de matar, mas lembra com satisfação das vezes em que matou pessoas que cruzaram seu caminho, pensando “ainda bem que o matei” ou “achou que podia mexer comigo, acabei com ele”. Isso não é arrependimento! Dei esse exemplo bem drástico para ficar mais fácil de perceber que não é apenas parar de cometer aquele pecado.

Outro exemplo é o casal que oficializa a união com o casamento. Casar não concerta o pecado cometido antes! É preciso arrepender-se do pecado cometido antes, porque o casar é o consertar dali para frente. 

Quantas casais que moravam juntos você já viu que depois que se casaram, acabaram se separando? Isso é por causa da legalidade que o diabo tem com a falta do arrependimento da fase da ignorância. E há os casos em que a pessoa “juntou” com outra consciente de que era pecado. O arrependimento é necessário para a reconciliação com o Pai.

- E se, apesar da convicção do pecado, a pessoa não consegue se arrepender?

Quando isso acontece é preciso orar a Deus pedindo para que gere em nós o arrependimento. 

“Ou desprezas a riqueza de sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade Deus é que te conduz ao arrependimento?” (Romanos 2.4.)

É a bondade e misericórdia de Deus que nos conduz ao arrependimento. Isso não é lindo!? 
O “conduz” significa que Ele fará com que a Palavra chegue a você de modo que você deixe de ser ignorante acerca do pecado e que Ele é poderoso para fazer o que para nós pode parecer impossível, que é o gerar em nós o arrependimento verdadeiro. 

É aí que começa o “caminhar juntos” porque enfim, estarão “de acordo”.

As boas novas do evangelho é justamente isso: mostrar que nem mesmo se arrepender somos capazes sem a misericórdia dEle! Deus enviou seu Filho unigênito para morrer para a nossa reconciliação com o Pai. Depois do sacrifício, foi dado o PODER/DIREITO de serem filhos de Deus(João1:12) aos que O receberem, ou seja, Jesus passa a ser nosso irmão mais velho, com quem seremos co-herdeiros  participando de seus sofrimentos e glória(Rom.8:17).

Fiquemos atentos e examinemo-nos constantemente para que não fiquemos enganados sobre nossa condição diante de Deus. Às vezes condenamos quem pecou algo que não teve como esconder, como por exemplo, uma gravidez fora do casamento, mas nessa pessoa há arrependimento e talvez quem menos imaginamos, ou mesmo a gente comete algo que não houve arrependimento. Num caso como esse em que a pessoa peca e acaba grávida(ou engravidando alguém), o arrependimento é sobre o ato de ter tido relações sexuais fora do casamento; os filhos são bênçãos do Senhor! Falar nisso, aborto é um assassinato! E como Deus é um Deus de gerações, um aborto não é a morte de apenas uma vida, mas de toda uma geração! Se sua vó tivesse sido abortada por sua bisavó, sua mãe, nem você, nem seus filhos existiriam...

Não podemos caminhar com Deus se não estivermos de acordo com Ele. Nós é que temos que nos amoldar à Sua Palavra. Arrepender-nos é fruto da bondade e misericórdia de Deus e um privilégio para nós, alvos de Sua graça.

Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário