quinta-feira, 10 de junho de 2021

Coisas para fazer antes dos 20 anos sendo uma jovem cristã

Oi, meninas! Este texto é especialmente para jovens solteiras com até 20 anos de idade. Ele é baseado no que eu gostaria de ter sabido lá pelos 16 por alguma mulher mais velha que fosse uma referência para mim. Muito do que falarei aqui só aprendi bem tarde, algumas coisas depois dos 30 e percebo que tudo teria sido menos doloroso se tivesse aprendido na idade de vocês. Não vou aqui responsabilizar quem poderia ter me ensinado, não vou me fazer de vítima e dizer “mas eu não sabia” e peço que você também não faça isso! A ideia deste texto é que você também se responsabilize por suas escolhas e quem sabe até ajude outras moças.

Então, primeira coisa a te dizer é que pode parecer que outras pessoas têm culpa por isso ou aquilo na sua vida, mas, por favor, esqueça isso por um momento e leia com atenção. No mundo atual (e se você está aqui lendo este texto é porque tem acesso à internet e um computador e/ou celular) a busca pelo saber está a um clique de distância, digamos assim. No tempo que tinha a idade de vocês, não era assim...(ainda vou escrever um texto só contando como era... acho que vocês vão rir muito dele...rs)

No geral, a principal coisa que tenho a lhe dizer é: ADQUIRA CONHECIMENTO! Não qualquer conhecimento, mas especificamente sobre Deus e sobre o que é sua vontade para as mulheres, sobre relacionamentos abusivos, sobre vida profissional, sobre ser mulher...


Vamos detalhar melhor sobre o que você deve estudar(saber sobre):

- Deus

Não há como ter conhecimento de Deus sem conhecer sua Palavra! Ouse ler a Bíblia de capa a capa ao menos uma vez antes dos 20 anos! Mas eu diria mais: compre um livro de teologia sistemática, ao menos uma Bíblia de estudos, um dicionário bíblico e faça um curso de teologia pela internet mesmo, mas faça!

- Sobre ser mulher

Busque conhecimento sobre ser mulher, o papel da mulher cristã, lendo livros voltados especificamente para nós, mulheres cristãs. Estude em fonte confiável sobre o que de fato é o feminismo para não dar passos errados na sua caminhada de fé. Estude sobre espera, sobre como se portar sendo uma jovem cristã e ao menos para ter uma noção teórica, estude também sobre casamento e maternidade na vida da mulher cristã.

Tem ainda a questão da casa, dos afazeres domésticos. Não ache que "aproveitar a vida" o máximo que der para não aprender a cozinhar te trará algum benefício. Não é vantajoso ter que aprender essas coisas “depois de velha”. Ajude sua mãe! Peça instrução a ela, que te ensine. Não dá para prever o futuro e pode acontecer situações que você precisará saber cuidar de uma casa e de si mesma repentinamente.

- Sobre relacionamentos abusivos

Saber o que é e como lidar com pessoas abusivas pode salvar sua vida! Tanto relacionamentos amorosos, como de amizades e até mesmo com relação a seus familiares mais próximos, é muito importante que você saiba como se posicionar e buscar ajuda, caso necessário.

- Curso técnico x faculdade

Se você não tiver condições financeiras ou mesmo se não souber que faculdade fazer, não cruze os braços! Faça um curso desses rápidos que te habilitam a ter um trabalho digno para você ter algum dinheiro e não ser pesado a seus pais caso a situação financeira da família não te permita apenas estudar e caso você tenha um relacionamento abusivo justamente da parte de seus pais!

Faça (ingresse) faculdade apenas se tiver a segurança de que é daquela determinada profissão que quer viver e se sente que de fato tem uma vocação naquela área, senão, pule para o próximo tópico! Esse “sonho” de fazer faculdade pode trazer muita frustração lá na frente se você só está fazendo porque “sabe” que tal profissão dá muito dinheiro, dá status, poder... vai por mim, só faça se sentir que é sua vocação, de modo que se não der no que você imaginou você realmente vai trabalhar satisfeita, por amor...

Não busque sua vida profissional para provar para os outros que você pode. Não procure o “sucesso” para de alguma forma se sentir superior aos homens. Não vá para sua busca profissional pelos motivos errados...

Outra coisa é: não se sinta humilhada por ter um trabalho de um salário mínimo! Trabalhar não é humilhante! Tire de sua cabeça esse desprezo (que infelizmente tanta gente usa para diminuir os outros) a algum emprego específico como trabalhar no MC Donalds, por exemplo. Sabe essas falas “não quer fazer faculdade vai acabar trabalhando no MC Donalds, sendo gari ou faxineira”. Esse é o tipo de fala triste que faz muitas moças entrarem em crise de ansiedade por não poder começar por empregos que a sociedade julga melhores.

Nesse ponto, quero que saiba uma coisa que só descobri depois de ter me formado em Direito: há muitos, muitos mesmo, graduados, vivendo o dilema de não terem emprego em suas áreas ou não estarem conseguindo uma renda de salário mínimo trabalhando como autônomos, e que, por serem graduados, não conseguem “empregos comuns”, que conseguiriam se não tivessem a graduação! É duro, mas é uma realidade!

Então, não ache que você está numa pior por ter um emprego de salário mínimo, ainda mais se você tem bons pais e ainda mora na casa deles!

- Empreendedorismo

Buscar conhecimento sobre empreendedorismo também faz parte da sua busca por conhecimento da sua vida profissional.

Com a internet ficou mais fácil buscar conhecimento sobre isso, inclusive de graça.

Também existem opções de cursos gratuitos presenciais que você pode se informar na prefeitura de sua cidade.

Se você sente que tem uma veia empreendedora, aprofunde seu conhecimento na área em que deseja e vendo que é isso mesmo que você quer, encare o desafio e batalhe.

Você pode fazer para vender artesanato, guloseimas, roupas, pode se tornar uma Youtuber, uma maquiadora, pode pintar telas ou qualquer coisa que sinta que “é a sua praia”, que você tem talento e daí tirar sua renda.

Entenda: você não precisa fazer faculdade, mas qualquer ramo que escolher para sua vida, estude sobre ele antes!


Depois de adquirir conhecimento, você precisará de coragem, porque será preciso agir!

Quanto a AGIR:

A base para as suas ações é o conhecimento que você adquiriu! Dá passos firmes requer saber o que se está fazendo! Depois de estudar sobre essas áreas, aí sim, decida sobre o que vai fazer da sua vida!

Você pode optar bem cedo simplesmente por se casar, ser esposa e mãe e, se quiser ou precisar, empreender a partir de casa. Você pode chegar a conclusão que precisa se aprofundar em seus conhecimentos teológicos e cursar uma faculdade de teologia. Você pode perceber que tem vocação para Medicina, Direito, Pedagogia, Psicologia... enfim, chega uma hora que você precisa decidir!

Sua decisão nessa fase da vida, não significa que as coisas não possam mudar láaaaaaaa na frente, mas por hora e baseada em todo o conhecimento que adquiriu, incluindo conselhos que recebeu, tome uma decisão! O que quero dizer é que você já pode assumir responsabilidades ao invés de retardar seu amadurecimento em todas as áreas que já conversamos aqui.

Você sabia que dá pra começar a trabalhar aos 14 anos pelo menor aprendiz? Sabia que dá para ser emancipada e assim abrir uma empresa com 16 anos? Então... isso é coisa pra saber para pode agir conforme suas decisões.

 

Mais um detalhe só porque ele é muito importante: Humildade

- Você não é melhor que ninguém. Seja porque adquiriu muito conhecimento, seja porque o resultado de suas decisões e atitudes foram bons, não rebaixe as pessoas que não conseguiram o mesmo que você. O mundo dá voltas e amanhã o jogo pode virar, não dá pra saber; dá pra lutar, mas não dá pra saber. Quem tá quebrada pode prosperar, quem está bem financeiramente pode falir, quem não casou vai casar, quem casou pode separar ou ficar viúva, quem tem filho pode perdê-lo, quem tentou 15 anos pode acabar engravidando... enfim, acho que você me entendeu!

- Trate as pessoas com respeito e amor. Lembre-se de fazer tudo como ao Senhor e que toda plantação tem colheita. Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você.

- Controle sua raiva. Existe um limite para a gente conseguir isso por nós mesmas, e normalmente esse limite é ultrapassado facilmente, por isso peça a ajuda de Deus! Veja bem, não transfira a responsabilidade de suas ações praticadas na raiva para Deus, mas peça a Ele para te dar um espírito manso e tranquilo (leia 1Pedro 3) daquele do qual se adornavam as santas mulheres da Bíblia. Quanto mais rápido você chegar neste nível de maturidade, melhor será seus relacionamentos, principalmente com seu (futuro)esposo.


Então, resumindo, ao invés de ficar no sofá só assistindo séries, dando lugar para a preguiça, tirando onda por não precisar fazer nada, sair demais, perder tanto tempo com jogos e redes sociais, use seu precioso tempo para CRIAR um futuro melhor para você!


Com amor,

Danielly Neri

Nenhum comentário:

Postar um comentário