quinta-feira, 17 de junho de 2021

Adão e Davi - A diferença de um homem segundo o coração de Deus


Olá, leitores! Tudo bem com vocês?

Hoje vamos meditar sobre as atitudes de dois personagens bíblicos quanto às suas reações depois de cometerem erros.

Começaremos por Adão. Na passagem de Gênesis 3, no verso 12 diz:

“Foi a mulher que me deste por auxiliadora; ela me deu do fruto da árvore e eu comi.”

Lá no jardim, tanto Eva quanto Adão comeram do fruto proibido porque quiseram. A serpente não abriu a boca de Eva e obrigou-a a comer do fruto. Ele a convenceu dizendo a ela que ela seria como Deus, conhecedora do bem e do mal, e ela, quis tal "recompensa" e então comeu. Depois, Adão, de igual forma, não foi amarrado e forçado a comer do fruto, mas como ele mesmo afirma no verso citado: "ela me deu do fruto E EU COMI".

Eles comeram porque decidiram desobedecer e até aí há semelhança com as atitudes de Davi, mas o detalhe é o que Adão fez quando confrontado pelo seu erro. Adão simplesmente culpou Deus por ter lhe dado Eva, que o fez errar! 

Deus não deixou de tratar com Eva e não deixaria ainda que Adão tivesse dito apenas "Sim, Senhor, eu comi do fruto" sem apontá-la! 

Agora vamos para Davi. A Bíblia conta em 2 Samuel 11 que Davi viu Bate-Seba se lavando e que indagou sobre ela, sendo informado que ela era casada! Davi então comete uma sequência de atitudes que culminam em adultério e assassinato.

Davi fez o que fez também porque quis. Assim como Adão sabia que não devia comer do fruto e comeu, Davi sabia que a mulher com quem se deitou era casada. Eles escolheram fazer o que sabiam que não agradaria a Deus...

Porém, chega o dia em que Davi é confrontado por Deus através do profeta Natã e é aí que vemos uma diferença de como era o coração de cada um.

"Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor"(2 Samuel 12:13). Davi não disse "mas a mulher estava se lavando para quem quisesse vê-la", "ela que provocou", "ela não recusou se deitar comigo", "ela também é culpada", "o Senhor podia ter me impedido de ir passear no terraço aquele dia e assim eu não teria pecado", nem nada do tipo que apontasse a mulher ou que culpasse Deus. Davi assumiu seu erro!

Quando pecamos, temos a tendência de achar culpados para nos justificarmos diante de Deus. Até assumimos que pecamos, mas queremos colocar um "mas foi porque..." na tentativa de incluirmos outros como colaboradores do nosso erro. Não digo que Bate-Seba não errou, e muito menos que Deus não tratou com ela, mas em nenhum momento Davi usou os erros dela para se justificar dos seus próprios erros.

Assim como no jardim, houve consequências para os dois. Nossos pecados nos trarão consequências! Cabe a nós ASSUMIRMOS os NOSSOS  erros/pecados e deixar que Deus trate com quem mais errou também.

Homens fortes não culpam a mulher, embora ela, de fato, também tenha culpa. Homens fortes assumem seus erros independente do que a mulher fez. 

Homens, não se preocupem, Deus não vai deixar de tratar com a mulher. 
Mulheres, cuidado para não fazerem os homens pecar... 

Paz




Nenhum comentário:

Postar um comentário