segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Saber não é garantia de nunca errar

                                    

A primeira vez, que eu me lembro, de errar tendo a certeza de que estava certa, foi numa escola municipal, numa aula de matemática, diante de uma turma que me odiava por eu ser crente e ter vindo de escola particular. Eu era a aluna escolhida para participar das olimpíadas de matemática, a que sempre tirava notas altas, na maioria a nota total! Se não era a melhor aluna da turma, beirava a isso. Os professores gostavam de mim porque eu era estudiosa, prestava a atenção nas aulas, era caprichosa com meus trabalhos e sempre fazia as lições de casa.

Nesse dia, minha professora começou a chamar alunos para resolverem parte por parte de equações lá no quadro. Ninguém estava preparado para aquilo, mas criei uma expectativa de ser chamada também. Uns acertavam, mas a maioria estava errando e a professora ficava visivelmente nervosa, sem acreditar que sua turma não estava aprendendo a matéria, apesar de seus esforços em ensinar com tanta dedicação. Finalmente chega a minha vez de pegar no giz e fui lá à frente feliz e certa de que ela ficaria orgulhosa de mim! Eu estava certa de que eu faria aquela equação inteira sem dificuldades!

Fiz a parte da equação que ela pediu, coloquei o giz no vãozinho do quadro e virei para voltar ao meu lugar, quando ouço um sonoro “Danielly, tem certeza que isso está certo?”, ao que balancei a cabeça confirmando, indo em direção à minha carteira. Ela bufou e explicou à turma que não era daquele jeito, apagou o que eu havia feito e fez a conta corretamente muito nervosa e decepcionada!

Eu ter errado não foi como qualquer outro aluno ter errado. Eu era uma ótima aluna e ela não imaginava que logo eu erraria! Imagino como ela se sentiu frustrada como professora, mas não foi culpa dela!

Voltando para a continuação do que aconteceu naquele fatídico dia... a turma ficou em polvorosa e gargalhou com força de mim! Meu erro foi ridículo! Uma mera falta de atenção provocada pelo meu ego inflado!

Foi a primeira vez, que eu me lembro, que tinha certeza de que estava certa, quando na verdade estava errada. Eu havia acompanhado cada erro e cada acerto dos colegas antes de mim naquela equação e estava certa de que o que fiz no quadro estava certo, mas, não estava e, vi isto imediatamente quando a professora corrigiu o que eu havia feito. Sabe quando você bate a mão na testa sem acreditar que não tinha percebido que era daquele jeito, porque você de fato sabia, mas não prestou a atenção?

Na época tinha no máximo 13 anos de idade e não analisei o acontecimento como agora. Eu ainda não conseguia aplicar aquilo como uma lição para a vida e passei por coisas semelhantes ainda outras vezes até perceber o que aquilo significava...

Às vezes, vamos saber algo e ter certeza de que podemos resolver bem aquilo, mas mesmo sabendo somos passíveis de errar! Esta é a lição: somos falhos! Erramos até naquilo que já fizemos certo outras vezes e é por isso que precisamos ser humildes...

Na vida vamos ver pessoas errando bem na nossa frente e vamos pensar que se fosse com a gente não iríamos errar. Às vezes, a pessoa que estamos vendo, de fato, não sabe e vai errar por isso, mas a gente, mesmo sabendo, quando chegar a nossa vez, também poderemos errar...

Quem sabe também erra! Tem menos chances de errar, mas também PODE errar!

A Bíblia fala que o povo de Deus é destruído por falta de conhecimento, o povo de Deus! E diz que erramos por não conhecermos as Escrituras. Daí percebe-se que precisamos saber e buscar acertar, porém, também devemos estar cientes que não somos infalíveis(ainda que conhecedores) e que como dependentes de Deus e não apenas de nós mesmos, precisamos ser humildes o bastante para:

- Compreender quem ainda não aprendeu, mas que está buscando aprender;

- Fazer o que sabe com confiança, mas voltar atrás e analisar mais uma vez a situação com a cabeça um pouco mais baixa quando alguém que sabe mais que você te questionar ou der algum conselho;

- Não deixar de buscar o conhecimento cada vez mais só por ter aprendido que errar faz parte da vida e que “se todos erram tudo bem se eu errar também” (uma coisa é errar sem querer, sabendo, outra bem diferente é errar porque NÃO QUIS aprender);

- Não deixar que o erro te tire a coragem de tentar de novo, corretamente, só para não ter o constrangimento de ver pessoas que sabem e pessoas que não sabem rindo alto de você;

- O erro não pode simplesmente não servir para nada. A gente precisa perceber que erra e baixar nossa bola.

 

Resumindo:

Busque conhecimento.

Quem sabe também erra.

Quem erra sabendo não deve paralisar por isso.

Tudo isso envolve humildade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário