segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Quando nos vemos completamente impotentes para ajudar quem amamos - série "Nada é Impossível!" (Mc. 9:23)

                                  


Marcos 9:23 diz assim:

“E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.”

Jesus disse isso a um pai que viu seu filho ser possuído, desde a infância, por um demônio mudo e surdo que o lançava na água e no fogo para, diz a Bíblia, “o destruir”.

Certamente este pai vivia angustiado por não conseguir proteger seu filho da violência que o demônio o fazia sofrer. A passagem bíblica conta detalhes como “onde quer que o apanhe, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando”. A sensação devia ser de desespero e impotência.

Um dia, ele vai até Jesus, depois de já ter tentado resolver com seus discípulos, conta-lhe sua situação e Jesus lhe diz o que lemos em marcos 9:23.

A resposta desse pai foi em lágrimas afirmando que ele cria sim, mas que Jesus o ajudasse na sua incredulidade. Confusa essa resposta, não é mesmo? O fato dele está sofrendo pelo filho já a tanto tempo e mesmo a decepção com os discípulos, criou nele um conflito entre sua fé e seus sentimentos, mas sabemos que sua fé prevaleceu, pois Jesus libertou seu filho!

Às vezes, a vida nos apresenta situações em que nos vemos impotentes para ajudar quem amamos. Nesses casos podemos escolher continuar sofrendo tentando fazer algo do nosso jeito ou irmos até Jesus!

Perceba que na situação desse pai, nem mesmo os discípulos puderam resolver. Assim também, às vezes, procurar por um pastor, profeta ou alguém que achamos que pode nos ajudar, não resolverá; teremos que ir nós mesmos diretamente a quem PODE TODAS AS COISAS!

Graças a Deus, o sacrifício de Jesus nos deu o direito de nos achegarmos a Deus por intermédio dEle(Jesus). Deus espera que desfrutemos deste livre acesso! Podemos orar ao Pai em nome de Jesus, apresentando as nossas necessidades e as de nossos amados. E também em seu nome, podemos utilizar do poder que nos foi dado(a quem crê) de expulsar demônios (Mc. 16:17).

O detalhe é que no fim dessa passagem bíblica, Jesus explica que, naquele caso, a situação só seria resolvida com jejum e oração.

Quando nos sentirmos impotentes sobre uma situação, podemos recorrer a Deus por meio dessas armas espirituais. Lembre-se que “nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” (Efésios 6:12)

Quanto ao que você sente sobre a situação, lembre-se que Jesus não disse àquele homem “se podes sentir”, mas “se podes crer, tudo é possível ao que crê”! Como humanos, somos suscetíveis a sentimentos, e isto não é ruim, mas devemos como aquele homem, crer apesar do que sentimos e pedir a Deus mais fé!

Declare que você crê e viva por sua fé e não por vistas, não por sentimentos...

Que Deus abençoe sua vida!


Abaixo, a passagem bíblica intitulada “O jovem lunático”:

E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo;
E este, onde quer que o apanhe, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.
E ele, respondendo-lhes, disse: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei ainda? Trazei-mo.
E trouxeram-lho; e quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, escumando.
E perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância.
E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos.
E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.
E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! Ajuda a minha incredulidade.
E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele.
E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto.
Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou.
E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que o não pudemos nós expulsar?
E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.

Marcos 9:17-29

Nenhum comentário:

Postar um comentário