quinta-feira, 27 de outubro de 2022

O que é de Deus?

                                   


"E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição? Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus."

Mateus 22:20,21 diz que devemos dar a César o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus. O que é de César naquele contexto refere-se a pagar seus impostos, ou seja, não sonegar! Jesus foi exemplo até nisto. Mas nosso assunto aqui é sobre a outra parte da frase que quase ninguém comenta: "e a Deus o que é de Deus".

Ora, o que é de Deus?
Bem, aqui, se levarmos para o mesmo assunto da primeira parte da frase, entenderemos que Ele falava de dinheiro e, portanto, de dízimos e ofertas. Ocorre que por alguma razão Ele me levou a refletir de forma mais ampla, pois até com relação aos dízimos e ofertas, só dá a Deus o que é de Deus, quem tem o coração voltado para Ele. Ofertar e dizimar é mais sobre fé do que sobre dinheiro e sem fé é impossível agradar a Deus.

Então, vamos refletir juntos, sobre o que é de Deus? 
Talvez você já tenha começado a ler este texto pensando que tudo é de Deus. E sim, é verdade; mas será que podemos nomear que tudo é esse?

Falar genericamente faz parecer obvio, mas citar coisinha por coisinha pode nos incomodar um pouco e nos fazer perceber que estamos retendo o que na verdade não é nosso, mas de Deus, que não estamos dando a Ele o que é dEle!

Então vamos lá:
Meu dinheiro é de Deus?
Minha casa é de Deus?
Minha louça é de Deus?
Meu carro é de Deus?
Meus talentos são de Deus?
Minha família é de Deus?
Meu cônjuge é meu ou de Deus?
Meus filhos são meus ou de Deus?
Meu tempo é meu ou de Deus?
Meus olhos são meus ou de Deus?
Meus ouvidos são meus ou de Deus?
Meu corpo é meu ou de Deus?
Minha vida é minha ou de Deus?
Meu coração é...


Afinal, o que é nosso que é de Deus? Será que, de fato, entregamos nossas vidas a Ele? Será que Ele está no comando de tudo que é nosso? Será que estamos sendo bons mordomos de tudo que só é nosso porque antes Ele nos deu?

Dízimo não é dar, é devolver. Entregar sua vida a Ele, também! 

O que é de Deus? Tudo! Fato! Não segure nada. Entregue tudo a Ele, ou melhor, devolva!


Nenhum comentário:

Postar um comentário