segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Defraudação Emocional - Parte 1


‘Defraudação emocional é quando alguém gera em outra pessoa uma expectativa sentimental que não poderá ser suprida.’

‘A Defraudação emocional é um pecado que passa despercebido até pelos cristãos. É um comportamento prejudicial que precisa ser denunciado e removido da Igreja.’

Essas falas são da Pastora Sarah Sheeva, retiradas do seu livro ‘Defraudação Emocional’, o qual recomendo a leitura.

Baseada em Tessalonicenses 4, texto também muito usado por nosso querido Pastor Nelson Junior, idealizador do ‘Eu Escolhi Esperar’, Sarah trata desse assunto do qual Deus a revelou com muita propriedade. Creio que este é um livro que TODOS os jovens cristãos deveriam ler, pois de fato é um pecado que não parece ser, mas que vem destruindo muitas vidas.

O texto já citado fala que a vontade de Deus é que vivamos em santidade e isso envolve claramente nossa vida sentimental. No primeiro verso já fala de agradar a Deus e lá no verso 6 somos advertidos a não defraudar ninguém, pois Deus é o vingador sobre isso. Então se quisermos agradar a Deus e fazer sua vontade, eis aí um texto muito importante, especialmente para jovens.

Tessalonicenses 4: 1-8 ‘Exortação a prática da santidade’:

‘1Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e AGRADAR a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais;

2Porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus.

3Pois ESTA É A VONTADE DE Deus: a vossa SANTIFICAÇÃO, que vos abstenhais da prostituição;

4Que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e HONRA,

5Não com desejo de lascívia, como os gentios QUE NÃO CONHECEM a Deus;

6E que, nesta matéria, ninguém ofenda nem DEFRAUDE a seu irmão; porque o Senhor, contra todas essas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o VINGADOR,

7Portanto, Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.

8Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo.’

Primeiramente gostaria de te fazer essa pergunta: Você QUER agradar a Deus?

Se quer, então não defraude!

A defraudação emocional acontece quando tudo que queremos é ter um relacionamento para passar o tempo. A pessoa não quer ficar sozinha, mas não encontrou quem ela quer para vida toda e aí vai ‘curtindo’ outra pessoa só para ter sua carência resolvida. Na verdade ela não se importa se depois a outra pessoa ficar em pedaços quando ela terminar, porque é isso que fará quando encontrar outro alguém. Defraudar é essa covardia que se faz com a outra pessoa apenas se importando consigo mesmo, com o ‘curtir o momento’ usando o corpo da outra pessoa para satisfazer seus desejos carnais.

O texto bíblico fala sobre lascívia, que é um tipo de pecado sexual muito comum mesmo entre jovens cristãos, que acham que podem fazer de tudo, desde que não transem. Para entender melhor sobre lascívia, leia outro artigo que escrevi aqui neste blog intitulado "Beijo na boca, lascívia e sexo".

A defraudação emocional pode acorrer até mesmo quando o casal até quer um compromisso sério, mas não tem condições de se casarem e aí prolongam um relacionamento por muitos anos, o que dificulta a permanência em santidade. Normalmente acontece quando o namoro começa na adolescência e eles não têm condições de se casarem e então namoram até se formarem e estarem estabelecidos profissionalmente. Não vou dizer que com certeza todos esses casais acabam caindo em pecado durante esse longo tempo, mas prefiro continuar com minha tese de que é melhor vigiar. Em muitos desses casos pode acontecer de um dos dois acabar percebendo que não era isso que queria, que era novo demais quando começaram a namorar e acabar terminando um relacionamento de sete, dez anos, o que pode gerar uma grande ferida no coração da outra pessoa.

Não que exista um tempo exato para se ir do namora até o casamento, mas digamos que é ‘saudável’ que seja mais ou menos cerca de 3 anos. Sobre esse assunto recomendo que busque conhecimento através do ministério do Pastor Nelson Júnior do ‘EEE’, através de vídeos no Youtube e de seus livros.

O que quero dizer é que, se você sabe que não poderá levar adiante num prazo razoável o seu relacionamento sério, você também está defraudando.

Uma outra forma de defraudação é quando ficamos amando alguém secretamente por anos, ocupando o nosso coração com um sentimento que tira nosso foco de Deus. Falarei de todas as quatro formas de defraudação emocional, que aprendi no livro da Sarah, no próximo post.

A bíblia diz em Provérbios 4:23 para guardamos o coração:

‘Sobre tudo que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.’

Olha que sério esse versículo da Palavra de Deus! Ele diz que não há nada mais importante para se guardar do que o nosso coração porque dele procedem as fontes da vida. Por isso devemos preenchê-lo principalmente com quem deve ser o primeiro em nossas vidas: Deus!

Além disso, todo cuidado é pouco com nosso coração pois ele é enganoso, como nos adverte Jeremias 17 do qual tem o título ‘O pecado engana e destrói’. Em seu verso 9 diz:

‘Enganoso é o coração mais do todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?’

Você sabe o que é engano? Engano é estar certo de que se está certo, porém estar errado! O coração é mais enganoso do que TODAS AS COISAS e isso inclui até mesmo o diabo! E DESESPERADAMENTE CORRUPTO! Devemos guardar nosso coração no Senhor e vigiar sempre para não errarmos e as consequências do erro(engano,pecado) não recair sobre nós e nos destruir.

Não fique desiludido com esse artigo, por parecer que você sequer pode gostar de alguém. Ao invés disso pense em aproveitar seu tempo de solteiro(a) para aprender a ser feliz independentemente de status de relacionamento. Não impactamos o mundo buscando as mesmas coisas que o mundo busca, mas sim mostrando o quanto o nosso amor por Deus supera até mesmo nossa necessidade de ter um namorado(a). Quando buscamos satisfação nEle, seja solteiro, seja casado, nossa felicidade não dependerá de uma pessoa, mas sim da presença de Deus.

Hoje quero te desafiar a IMPACTAR o mundo sendo feliz solteiro(a)!

Não creia nessa mentira de que é impossível ser feliz sozinho. Prova disso sou eu que estou com 33 anos, nunca tive um namorado e SOU FELIZ! Nem sempre foi assim, eu já defraudei e me deixei defraudar muitas vezes, mas fui liberta pelo conhecimento da VERDADE. Você está tendo acesso à verdade lendo esse artigo! Agora você sabe o que é defraudação e que isso é pecado, então pare já!

‘Mas eu não consigo!’, você pode pensar. Por isso mesmo vou te dar a ‘receitinha do bolo’, que creio que não é novidade para você, mas talvez você tenha se esquecido: ALIMENTE SEU ESPÍRITO! Mergulhe na Palavra de Deus, jejue, ore!

Ao mesmo tempo, MATE SUA CARNE, parando de alimentá-la. Pare de beijar na boca, de se masturbar, ver pornografias, filmes eróticos, programas que mostram mulheres seminuas, pare de usar roupas sensuais, coladas demais, decotadas demais, curtas demais, pare de defraudar essa pessoa que você está ficando só por ficar e peça perdão a ela, e se o seu caso é um amor secreto, pare de preencher seu coração e pensamentos com essa pessoa, consciente de que esse espaço é de Deus.
Enfim, MUDE suas atitudes, de modo a alimentar seu espírito, a se aproximar mais de Deus e a parar de alimentar a carne. Você precisa fazer as duas coisas juntas! ‘Alimente’ um e ‘mate de fome’ o outro!

Troque essa mentira mundana ‘ninguém é feliz sozinho’ por essa verdade: Só quem é feliz solteiro pode ser feliz casado!

Imagine só que lindo você, sendo feliz sozinho(a), encontrar uma pessoa que também está sozinha e feliz! E quando falo de ser feliz, estou ligando isso diretamente ao nosso amor por Deus, a Ele ser o centro, a Ele ser o primeiro e preencher nosso coração, suprindo toda e qualquer necessidade, incluindo as emocionais e sentimentais.

Sim, você será feliz casado(a), se você e a outra pessoa AMAREM MAIS A DEUS DO QUE UM AO OUTRO! Este casamento terá a base mais segura: a Rocha Eterna; e haverá temor do Senhor para que haja fidelidade, respeito e amor.

Quem não é fiel a Deus, não será fiel a você! Vigia! Case-se com alguém que te ame em segundo! A pessoa certa amará mais a Deus do que a você, solteiro(a) e casado(a)!

No próximo post, continuaremos a falar sobre defraudação emocional, abordando suas quatro formas. Não deixe de ler para entender melhor!

Paz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário