sexta-feira, 18 de novembro de 2016

13 coisas que uma moça cristã deve observar no rapaz antes de dizer o ‘sim’ para ele!

Considerando que estou falando para jovens cristãs, que querem glorificar a Deus em um relacionamento com o propósito do casamento!

Primeiramente gostaria de esclarecer que é o homem que procura, enquanto a mulher espera. Nesta primeira abordagem a escolha é do homem, mas depois de o rapaz demonstrar interesse, é a hora da moça escolher se deseja ou não se relacionar com o tal pretendente. Ainda escreverei um artigo só sobre isso, futuramente. Agora, vamos às dicas referente a escolha da mulher:

#1 Passado

Num relacionamento o que se deve considerar é o que se vive no presente e o que se pretende viver no futuro, porém, sabemos que algumas pessoas não conseguem ‘esquecer’ o passado do outro. Se você está se relacionando com alguém que tem um passado que não te agrada(que você não consegue 'lidar'), você tem duas opções: a primeira é perdoar(de verdade), e a segunda é liberar o rapaz! Certamente Deus tem uma pessoa capaz de perdoá-lo por seus antigos erros. Mas atenção! Não vale está cometendo os mesmos erros e toda vez se dizer arrependido! Uma pessoa regenerada é uma coisa, um mentiroso é outra. Cuidado!

Outro aspecto desse ponto para as moças é se perdoar sobre o seu próprio passado. Parece-me que as mulheres têm mais problemas com isso e se sentem muito mal quando são elas que precisam do perdão do rapaz. Talvez ele te perdoe e você mesma não. Seja bem resolvida sobre isso e perdoe-se!

#2 Comportamento

A maneira como o rapaz se comporta com você e com os outros deve ser observada. Um jovem temente a Deus deve agir como tal. Educação e bons modos incluem o modo de se vestir, o tom de voz, o domínio próprio. Se, por exemplo, ele te faz passar vergonha na frente dos outros, não te respeitando com comentários inapropriados e se você não se sente segura com ele, não pense que ele vai mudar depois de casados!

Ser romântico, por exemplo, começa no namoro. Se ele não é, então não é. Você o aceita assim?

O comportamento diz muito sobre a personalidade dele. Ele é quem é, você não irá mudá-lo. Só o Espírito Santo pode mudar alguém. Se ele não é quem você queria, libere-o!

#3 Compromisso com Deus

Perceba se ele é apenas um frequentador de igreja(um religioso) ou um praticante dos princípios bíblicos. Para praticar o que diz a Bíblia, primeiramente deve-se lê-la, só pra te avisar! Se quando você começa a falar do Senhor, sente que esse é um assunto que o incomoda... se ele não te convida para orar juntos, se ele nunca fala de um texto bíblico que leu e tirou dali um ensinamento, ou nunca tem uma experiência com o Senhor para te contar... ou qualquer outra coisa que denuncie a falta de relacionamento sério com Cristo em primeiro lugar... caia fora! 

O homem deve ser o discipulador de sua esposa. Se ele mal fala da Palavra de Deus com você, se você sabe que ele, na verdade, nem lê a bíblia, gostaria de te lembrar que é papel do homem ser também seu líder espiritual. Você não vai querer estar debaixo da autoridade de um homem que sabe menos que você sobre as coisas do Reino!

#4 Tratamento com seus familiares

Ele é romântico com você, mas grita e bate na mãe? Vixiiii, vigia! A próxima a apanhar será você! A falta de respeito com os pais, a grosseria com a irmã, o nervosismo quando se está com os de casa, se repetirá dentro da casa de vocês depois de casados, mas aí só terá você lá...

#5 Propósitos Compatíveis

Já falamos de passado, mas e o futuro de vocês? O que você pretende, e o que ele pretende? Dá para conciliar os projetos, sonhos e ministério?

#6 Como ele te vê

A moça deve ter admiração pelo homem, mas ele deve vê-la além de suas atribuições físicas. Como os homens são mais visuais que as mulheres, pode ser que, a princípio, ele te escolheu pela aparência, e não há problemas nisso, desde que, no decorrer do relacionamento, ele tenha conseguido ver a PESSOA que está dentro dessa casca. Ele precisa amar VOCÊ e não apenas sua aparência. Ele precisa gostar da sua companhia e não apenas dos momentos de contato físico. Ele precisa ver você como uma mulher virtuosa, aquela que ele não quer apenas para passar um tempo, mas que é mulher para casar, para sempre. Se ele te vê assim, como alguém que vale a pena o ‘pra sempre’, uma amiga, alguém que ele pode confiar para construir uma vida juntos, então ele está vendo mais do que só sua aparência.

Algo que é muito importante no nosso comportamento para identificarmos se o rapaz não está apenas carente e desejando nosso corpo, mas não está interessado na nossa pessoa, é tomar cuidado quanto à sensualidade. A sensualidade pode até te fazer ‘conseguir’ um namorado, mas ela não sustenta um relacionamento. Se outra garota ‘ousar’ mais que você, você perde. Não queira apenas ser desejada, mas sim amada pelo seu futuro esposo. Se você não for sensual e ele te amar mesmo assim, ele não está te vendo como um casinho passageiro.

#7 Jugo desigual

Jugo desigual não é apenas entre cristão e não cristão. Existe, entre cristãos, pensamentos muito diferentes que vão pesar no relacionamento depois que a 'paixão' acabar e aí vocês irão chorar...

#8 Aparência física

A aparência física pesa mais para o homem, pois são mais visuais, porémmmm, não pense que as mulheres também não gostam de beleza! Um homem que se preocupa com sua aparência também chama a nossa atenção.

Não vá se casar com um homem que não te atrai em nada! Não é questão de ser feio ou bonito, mas é preciso que a aparência dele não seja algo difícil de suportar, se é que me entende. Mas isso é a seus olhos! O tipo de rapaz que você ache bonito nem sempre vai agradar suas amigas, e isso é ótimo! Tem que atrair você; quando o assunto é aparência, não vá muito pela opinião das amigas, não!

Quando conhecemos alguém e passamos a admirá-lo, ele fica lindo! Então dê uma chance a esse rapaz que não é exatamente tudo que você queria fisicamente, mas te atrai um pouco e é uma pessoa que chama sua atenção pelo Homem que é.

#9 Finanças

Saiba o que ele pensa a respeito de dinheiro, de sucesso, carreira profissional, independência, controle de gastos! Saiba se ele é do tipo empreendedor, que gosta de se arriscar financeiramente ou se é mais conservador.

 O homem deve ser o provedor, mas sabemos que nos dias atuais, nem sempre é possível que somente ele trabalhe. Saiba o que ele pensa sobre isso, se não tem problemas em ter uma mulher que trabalhe fora, que até mesmo ganhe mais do que ele, ou se ele deseja que você seja apenas do lar e mãe enquanto ele banque tudo.

Perceba se ele é de fato um homem trabalhador, para não cair numa furada e ter que bancar tudo sozinha, enquanto o ‘bonito’ não corre atrás de nada. É diferente estar desempregado e ser um preguiçoso; descubra isso antes.

Tem também a questão da compatibilidade de horários de trabalho. Por exemplo, se você trabalha de dia e ele trabalha à noite e vocês mal vão se ver durante a semana, e talvez, até nos fins de semana ele tenha plantões, por exemplo, isso não pode ser um problema para você se queres se casar com ele. Caso seja, nem se case. Outro drama para muitas é ter marido que trabalhe embarcado, ou então seja caminhoneiro, ou qualquer outra profissão que o homem não fique muito em casa. Você deve saber se isso não é um problema para você, para não ficar resmungando com ele depois, sendo que você já sabia que esse era o tipo de trabalho dele.

#10 Filhos

Eu sei que pode parecer demais falar sobre filhos, mas está aí um assunto que precisa ser conversado antes de se casar. Há quem não queira ter filhos e quem queira família grande; há quem prefira adoção e há quem não admite adoção; então, saiba o que o rapaz pensa sobre isso.

#11 Inteligência Emocional

Não se case com um homem que não seja mais inteligente emocionalmente que você!  E o que é isso?  É a capacidade de vencer nas discussões, de te fazer sentir segura por passar uma confiança de que ele está certo, mas com sabedoria, sem briga.
Se você 'põe ele no bolso', provavelmente ele não saberá ser uma boa liderança para você e aí você achará que tem que tomar a frente. Quando isso acontece você sai dos conformes das Escrituras.

#12 Aprovação das Autoridades 

Se os pais dele e pastores não aprovam você para ele, ou se os seus pais e pastores não aprovam ele para você, ligue a 'luz vermelha'! Ouça os conselhos desses seus líderes e orem para que isso seja resolvido antes de se casarem! 

#13 Amor

A Bíblia diz que a mulher deve ser submissa ao marido e que este deve ama-la como Cristo amou a igreja. Sim, ele deve te amar assim, porém você também deve amá-lo como a igreja ama a Cristo! Quando você ama, você também respeita. A submissão tem tudo a ver com respeito e amor. Você terá que ser submissa a ele, então não se case se não o amar e se não se sentir amada, pois será bem difícil ser submissa se não houver amor mútuo.

Outro detalhe a observar é se o amor dele por você supera o amor dele por Deus. Tanto você como ele deve amar mais a Deus do que um ao outro. Amar Deus em primeiro lugar é a melhor base em que seu casamento pode ser construído.

Espero que esse texto tenha te ajudado! Se você é uma princesa do Senhor, Ele tem o melhor para você, mas você é livre para escolher. Faça SUA escolha! Peça a Ele que te ajude nisso! Lembrando que a mulher escolhe depois do manifesto interesse do homem por ela, e isso é uma proteção, pois não adianta insistir com um rapaz que não está interessado em você. Os homens não são como nós. Deus os fez para conquistarem e a nós para sermos conquistadas. Não inverta esse papel!

Ah, deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante!!!

Paz

Danielly Neri






Nenhum comentário:

Postar um comentário