terça-feira, 8 de novembro de 2016

Defraudação Emocional – Parte 2


Vamos continuar aprendendo sobre Defraudação Emocional? Hoje vamos falar sobre suas 4 formas. Preparados?

1 – Sedução
Parte de uma pessoa para outra. O sedutor finge querer algo sério, mas não quer e termina quando a outra parte quer casar. Normalmente não se busca uma orientação pastoral, pois na verdade não se quer nada sério mesmo. A ‘vítima’ acaba muito decepcionada e ferida.

2 – Azaração
Os dois usam um ao outro. É quando os dois são conscientes de que só estão juntos para não ficarem sozinhos, mas sem intenção de se levar o relacionamento para o casamento. Aqui inclui também o ‘ficar’. O problema é que um dois pode acabar se apaixonando e sair ferido. Nesse caso, também não há orientação de líderes como no tipo anterior.

3 – Cupido
Terceiros instigam um relacionamento, inclusive com profetadas! Cuidado!!! Pessoas se casam crendo que o relacionamento era do Senhor porque ‘Ele mostrou’ para outros. O resultado é um casamento infeliz ou um divórcio! Vigia! Não deixe ninguém te pressionar a se relacionar com outro alguém, nem deduza que Fulano é a pessoa certa para Beltrana, insistindo para que eles namorem.

4 – Autodefraudação
Fantasiar um romance que só existe na sua cabeça e sofrer por isso. Ocorre mais com as mulheres que parecem pensar que é estranho não ‘gostar’ de ninguém e vivem buscando preencher seu coração com sentimentos por alguém. Creio que esta é a mais sutil e mais comum forma de defraudação. Se autodefraudar é se ferir sozinho e continuar cutucando a ferida, causando dor e sofrimento a si mesmo.

Só para exemplificar, podemos citar o que aconteceu com o rapaz que tentou matar a apresentadora Ana Hickmam, movido por um sentimento doentio por ela, criando um relacionamento que só existia em sua mente, e que o levou a tomar essa atitude horrenda. Marcela Tais, cantora gospel, depois do acontecimento com a apresentadora, publicou em suas redes sociais que também estava sendo perseguida por um homem que fantasiou ter um relacionamento com ela. Não precisa chegar a esse ponto para ser autodefraudação, mas cito aqui esses casos para que você veja a que ponto pode chegar algo que começa ingenuamente no nosso coração. Vigia!

Além disso, quando sentimos tanto assim essa necessidade de estar amando alguém, mesmo sem ser correspondido(a), é sinal que nosso coração não está cheio de Deus. Qualquer coisa ou pessoa pode facilmente ocupar o primeiro lugar de Deus em nosso coração e isso é idolatria. Lembre-se do que já dissemos na primeira parte sobre o coração ser mais enganoso do que todas as coisas e por isso mesmo devemos guardá-lo.

- ‘Mas, como é isso de guardar o coração, afinal? O que fazer para não defraudar e não ser defraudado(a)?’ Bom, além do que já tratamos no post anterior sobre alimentar o espírito e matar a carne, podemos tomar alguns cuidados específicos sabendo que o homem cai pelos olhos e a mulher pelo ouvido.

Os homens são visuais. Não há como mudar isso, pois faz parte de sua natureza masculina. Deus os fez assim! Sabendo disso, o rapaz cristão, deve vigiar onde seus olhos estão indo! Ele precisa NÃO OLHAR para guardar seu coração!

Os homens podem achar difícil demais ‘simplesmente’ não olhar, pois muitas garotas, mesmo em nosso meio, se vestem de maneira inadequada chamando a atenção para seus corpos. Sim, é difícil, meu caro, mas não é impossível! DECIDA agradar a Deus e não olhe. Quando você olha, alimenta esse comportamento nela, e a faz pensar que é assim que ela conseguirá te conquistar. Não dê corda, não alimente uma moça assim! Uma mulher de Deus para você não tentará te seduzir, mas guardará sua sensualidade para o casamento, SÓ PARA VOCÊ, não fazendo a ‘alegria’ das torcidas organizadas! Não tem problema você escolher uma moça que você ache linda, mas não confunda beleza com sensualidade. Busque uma mulher que honra a Deus com seu corpo e que mesmo assim é linda a seus olhos!

O rapaz cristão também deve tomar cuidados para não defraudar as moças. Para isso, ele precisa agir de maneira respeitosa com suas irmãs em Cristo como se fossem suas irmãs de sangue ou mãe. Não se chaveca a mãe! Não fique querendo bancar o cara bacana elogiando todas as moças e confundindo a cabeça delas como se ‘vai que cola’. A mulher cai pelo ouvido e se você ficar falando certas coisas para ela, você a estará defraudando; mais ainda se, de fato, propositalmente você querer enganá-la e namorar(ou  ficar) com ela sem ter intenção de algo mais sério.

Vimos que defraudação emocional é pecado. Guarde seu coração para não se autodefraudar pela pessoa errada e não defraude sua irmã! Lembre-se que sobre isso Deus é o vingador!

Agora, vamos às moças:

As mulheres não são tão visuais como os homens, mas caem numa boa lábia. Eva caiu porque deu ouvidos ao que a serpente DISSE. Nós mulheres guardamos nosso coração quando vigiamos ao OUVIR as investidas do homem. Os homens não provam seu interesse e amor por palavras, mas com ATITUDES. Eles têm algo dado por Deus que os faz AGIR, quando estão REALMENTE interessados numa garota. Se ele fala tudo que você queria ouvir de um homem, mas age de forma contrária a querer um relacionamento sério com você, como por exemplo, faz isso com você e com outra, ou outraS, ele está mentindo! Se você cair na dele, vai se machucar! Moças, guardem seu coração não dando ouvidos a tudo que um homem diz sem tomar uma atitude a seu respeito, e, não entenda ‘atitude’ como ele te agarrar! Um homem de Deus interessado em você de verdade, vai te observar, vai se aproximar, vai perguntar de você para seus pastores e não vai ficar só na lábia.

Assim como falei para os rapazes, as moças cristãs também devem tomar alguns cuidados para não defraudá-los. Os homens são visuais e podemos ‘ajudá-los’ não nos comportando de maneira sensual, e isso inclui o nosso modo de vestir. Você quer que o rapaz olhe para seu corpo ou para a PESSOA que você é? Como vai chamar a atenção de um homem de Deus para VOCÊ usando o seu poder de sedução? Primeiro que se ele cair nessa, ele não era tão de Deus assim. Segundo, que se ele quis você por causa do seu corpo, o dia que ele ver um mais bonito, ou que você não tiver mais o corpo que tem, ele vai querer outra! Valorize-se! Não admita que um rapaz ganhe seu coração por que não resistiu às suas formas! Vista-se como uma Princesa do Senhor, não seja sensual e não defraude! Deus é o vingador, repito!

Outra coisa: não dê em cima dos rapazes! Coisa feia, isso! Deixe que ele tome a iniciativa, pleeeeease! Vamos fazer cada um a nossa parte para colaborarmos com a cultura do Reino nessa terra. As moças esperam, os rapazes procuram! Mas o rapaz NÃO É OBRIGADO a TE procurar, moça, se ele não está interessado! Não se autodefraude criando um relacionamento na sua cabeça e achando que porque você resolveu gostar dele, ele é obrigado a chegar em você! ‘Mas ele olhou para mim’; eles olham mesmo, querida! Eles são visuais, lembra? Se você gostar de todo rapaz que olhar para você, vai ficar difícil!

Vigia quanto à autodefraudação para não ficar só pensando em alguém de modo que isso atrapalhe seu relacionamento com Deus. Busque a Deus, agrada-te dEle, busque o Reino em primeiro lugar e as demais coisas serão acrescentadas. Deus sabe das suas necessidades materiais, emocionais e sentimentais, mas Ele tem ciúmes do primeiro lugar!

Talvez você não perceba, mas cometa atitudes erradas sobre sua vida sentimental porque NÃO CRÊ QUE DEUS TE AMA o suficiente para preparar uma pessoa para você e te preparar para ela. Não apenas devemos amar a Deus, mas também precisamos ter a convicção de que Ele nos ama mais do que qualquer pessoa jamais nos amará. Precisamos crer que Ele é fiel e amoroso, que é perdoador, restaurador, e que se importa também com nossas vidas sentimentais. Quando você, de fato, confia no amor e fidelidade de Deus, você não teme ficar sozinha(o)! Ele te ama, Ele é fiel, creia!

Para finalizar deixo parte da letra de uma canção da Pastora Sarah Sheeva, também autora do livro ‘Defraudação Emocional’, de onde tirei a base para esse ensino:

‘Não há nada impossível
Para Aquele que me ama
Ele ouve o seu clamor
Ele vê seu coração
Nunca erra, nunca falha
Eu DECIDO confiar...
Ele supre as minhas necessidades emocionais
Ele supre as minhas necessidades sentimentais’

CONFIE em Deus e no SEU AMOR!

Paz


Nenhum comentário:

Postar um comentário