quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Deus não te dá o que você pede? Receitinha para ter seus pedidos atendidos!

Jovem, preocupe-se em dar frutos!

Como jovens, muitas vezes, perguntamos por que não temos nossos pedidos atendidos por Deus. A Bíblia ensina a pedir, e diz que não recebemos porque não sabemos pedir, pois pedimos para nossos próprios deleites. Esta passagem está lá em Tiago 4, onde diz que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus, que o Espírito tem ciumes e entre outras coisas, que devemos nos sujeitar a Deus e resistir ao diabo. Tudo isso faz parte para termos nossas petições atendidas, mas hoje, quero tratar de outro texto que fala sobre pedir e receber onde tem o detalhe do 'dar fruto'.

Antes, porém, é preciso esclarecer que Deus é SOBERANO e sendo assim, não mandamos nEle. Não dê ordens a Deus como se Ele fosse seu empregado. Ele é Deus e sabe o que é melhor para você e, às vezes, é justamente por isso que não te dá o que você, que não conhece o futuro, pede ‘ingenuamente’.

Dito isto, vamos ao estudo de hoje que está em João 15 onde fala sobre a Videira, que é Jesus e os ramos, que somos nós. Começaremos pelos versos 7,8,16 e 17 respectivamente:

‘Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.
Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.
Não fostes vós que escolhestes a mim; pelo contrário eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vô-lo conceda.
Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.’

Observe que o texto em que fala sobre pedir e receber é o mesmo da videira e seus ramos. O texto relaciona o ‘dar fruto’ ao receber de Deus. Mas, o que é fruto? Conforme ensina a bíblia de estudos versão King James, o fruto é viver à semelhança de Jesus, e indica Gálatas 5:22 onde fala dos frutos do Espírito, dos quais inclui-se o amor. Por isso fiz questão de incluir o verso 17 de João 15, em que Jesus dá uma ordem ‘isto vos mando’ de amar uns aos outros.

O 'se' indica que há uma condição para que seja feito o que pedimos, e a condição é essa: permanecer em Jesus e suas palavras permanecerem em nós. Suas palavras permanecem em nós quando somos, não apenas ouvintes, mas praticantes. Precisamos estar e PERMANECER nEle e sua Palavra em nós, em nossos corações. Assim faremos Sua vontade e daremos frutos.

Nossa preocupação não deveria ser apenas pedir, mas fazer o que Deus nos manda para receber: DAR FRUTO! Nisto é que é glorificado o Pai e é assim que nos tornamos seus discípulos! E nosso fruto deve permanecer, ou seja, não adianta ser imitador de Cristo por um pouco de tempo, mas temos que ter em nosso coração o desejo de constantemente fazer o que Jesus faria. Deveríamos estar preocupados em nos parecer mais com Ele para depois pedirmos o que queremos, porque essa é a ‘receita’ de termos nossos pedidos atendidos.

Os frutos do Espírito são: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gl.5:22, 23). Resmungamos tanto a cerca de não termos nossos pedidos atendidos por Deus, ficamos questionando a demora, e até achamos que Ele não está sendo justo, mas não fazemos metade do que Ele nos pede!

Para darmos fruto é NECESSÁRIO estarmos ligados à videira que é Cristo. ‘Como não pode o ramo produzir fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim’(Jo.15:4).

Porém, há quem esteja nEle e não dá fruto! A Palavra diz que estes serão cortados! ‘Todo o ramo que, estando em mim, não der fruto, Ele(Deus, o Agricultor) o corta’(Jo.15:2 ‘a’). E o que acontece com o ramo(nós) fora da Videira(Jesus)? Ele seca e só presta agora para ser queimado(essa é a eternidade sem Deus, o inferno)!

A parte ‘b’ do verso 2 ainda fala a respeito dos ramos que estão dando fruto: ‘e todo que dá fruto limpa, para que dê mais fruto ainda’. Em algumas versões o ‘limpa’ está ‘poda’. O que é podar? É cortar as pontas tortas! Deus nos poda naquilo que ainda não está perfeito. Ele nos podará sempre que necessário por todo a nossa vida, e é assim que, quem já dá fruto, dará ainda mais.

João 15 ainda fala de ‘guardar meus mandamentos’ e ‘permaneceis no meu amor’ no verso 10. Está tudo lá no mesmo texto onde ensina pedir para receber...

Outra coisa que o mesmo capítulo trata é sobre o ódio do mundo contra os que realmente estão dispostos a serem verdadeiros seguidores de Cristo. Como já lemos, Ele nos escolheu primeiro e nos ‘designou’ para dar fruto. Isso faz o mundo nos odiar, mas Ele nos consola dizendo que antes de nós, Ele próprio foi odiado. Se O odiaram, também odiarão a nós que buscamos ser seus imitadores, fazendo Sua vontade e dando fruto.

‘Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro do que a vós outros, me odiou a mim.
Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso o  mundo vos odeia.’ (vs. 18 e 19)

Assim, o ódio do mundo por você é sinal, um bom sinal de que és um escolhido de Deus. Alegre-se e dê muitos frutos, porque para isso Ele te escolheu. O prêmio, além da salvação, é ter pedidos atendidos.

Quer receber? Agora você já sabe a 'receita'... e a consequência dela.


Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário